Barra Cofina

Comer muito arroz aumenta as possibilidades de morrer de ataque cardíaco

Explicação está nas quantidades elevadas de arsénio presentes no cereal.
Por Correio da Manhã 6 de Agosto de 2020 às 15:41
Arroz
Arroz FOTO: Getty Images
Comer muitas quantidades de arroz aumenta o risco de morrer de ataque cardíaco devido aos elevados níveis de arsénio que se concentram no cereal. A conclusão é de um estudo das universidades de Manchester e de Salford, que correlacionaram a prevalência de doenças cardiovasculares e a exposição ao arsénio.

Este produto químico acumula-se naturalmente nas plantações de arroz e tem sido muito associado a doenças graves como o cancro, por exemplo.

A sua concentração aumenta em locais onde foram utilizados herbicidas ou água misturada com a substância para fins de irrigação. Como o arroz é cultivado em zonas húmidas, absorve facilmente a substância perigosa.

"O estudo sugere que os 25% dos maiores consumidores de arroz na Inglaterra e no País de Gales podem estar sob maior risco de mortalidade cardiovascular devido à exposição ao arsénio inorgânico em comparação com os 5% mais baixos dos consumidores de arroz", explica o professor David Polya, da Universidade de Manchester.

O arroz é um alimento muito comum em várias dietas de todo o Mundo, no entanto.
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Família

As mais incríveis histórias de partos

Há quem tenha os filhos em casa, quem não passe sem o conforto da maternidade ou quem opte por métodos alternativos. E há depois as que não têm escolha. Mães coragem, capazes de enfrentar a fúria da natureza ou de levar de vencida o terror da guerra. São histórias destas que aqui contamos. As delas e as de quem as ajudou, em condições extremas, a trazer uma nova vida ao mundo.

Bem Estar e Nutrição

Hábitos matinais para um dia em cheio

Diz o ditado que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Então e depois de acordar? O livro 'My Morning Routine' reúne as rotinas matinais de várias pessoas com carreiras de sucesso e alerta para a importância dos hábitos matinais no resto do dia. Falamos com Benjamin Spall, um dos autores.

Bem Estar e Nutrição

Saiba o que deve comer antes do treino

Aquilo que ingerimos precisamente antes de uma ida ao ginásio ou de uma aula outdoor pode ser decisivo para a prestação conseguida.

Bem Estar e Nutrição

Do prato para a pele

É da natureza que são provenientes alguns dos melhores ingredientes utilizados na cosmética, e é da industria alimentar que surgem as tendências mais interessantes para nutrir a pele. Cabelos, corpo, rosto e perfumaria beneficiam do potencial de extractos de plantas, de ácidos extraídos das frutas e de outros produtos que muitas vezes encontramos no prato. Conheça alguns dos mais consensuais.