Constituintes dos brócolos ativam o sistema imunitário, avança estudo
Pesquisa foi desenvolvida pela Universidade de Aveiro.
"Face à pouca informação sobre a bioatividade das fibras de brócolos, os polissacarídeos pécticos foram extraídos, fracionados e caracterizados na UA, e a sua atividade imunoestimuladora foi avaliada por incubação 'in vitro'", relata uma nota de imprensa da UA.
Segundo é explicado, "após algum processamento, comprovou-se que os polissacarídeos pécticos, como ingredientes funcionais, melhoram a função imunológica e promovem a saúde".
"A vantagem daqueles compostos na melhoria da função imunológica ficou clara", afirma Sónia Ferreira, que defendeu o trabalho em tese no Programa Doutoral em Ciência e Tecnologia Alimentar e Nutrição.
A investigadora admite, contudo, que "uma vez que os estudos sobre a influência desses compostos na atividade dos linfócitos B e no sistema imunitário foram realizados 'in vitro', ou seja, no laboratório e em ambiente muito controlado, ficaram várias questões por responder e analisar".
No trabalho realizado na Universidade de Aveiro são propostas novas vias para a valorização económica dos subprodutos de brócolos, como caules, folhas e restos de inflorescências com menos valor comercial, que correspondem a cerca de 70% deste vegetal.
O estudo permitiu ainda perceber que os compostos extraídos dos subprodutos de brócolos com água foram os principais contribuintes para as alterações observadas nas propriedades mecânicas no bioplástico produzido a partir de amido, extraído da batata.
"A adição destes compostos antes das etapas de gelatinização e filtração do amido permitiu obter filmes de bioplástico com maior resistência, rigidez e elasticidade", descreve.
Duas máscaras são mais eficazes que uma? Sim. Pneumologista explica porquê
Especialista explica estratégias a serem utilizadas para se proteger.
Encontros no Tinder, paixões transatlânticas e bebés. Viver o amor na pandemia
Um bebé inesperado, encontros e desencontros no Tinder, um pedido de casamento e um romance que cruza o Atlântico. Histórias para chorar ou rir, mas sempre de alegria.
Doentes com diabetes sofrem "grande acréscimo" de problemas clínicos devido à Covid-19, mostra estudo
Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstra riscos psicológicos e físicos "preocupantes".
O meu filho é homossexual: e agora?
É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.
Baixas em gorduras e ricas em proteínas: Conheça o mundo das leguminosas e os seus benefícios
Favas, grão de bico, feijão, ervilhas, tremoços, lentilhas, soja e amendoins são alguns dos alimentos que se incluem neste grupo.
Histórias para ler aos seus filhos durante o confinamento
Entre novidades a reedições, reunimos as aventuras literárias para entreter os mais pequenos durante os dias de confinamento, seja na hora de dormir ou na pausa do almoço.