Barra Cofina

Eletromagnetismo, treinar o corpo sem ir ao ginásio

Mais firmeza, menos "relevo" e mais energia são os efeitos sentidos depois de seis sessões de eletromagnetismo de alta intensidade numa clínica de estética em Lisboa. Saiba como funciona esta técnica, que alcança 20 mil contrações musculares em 30 minutos.
Por Rita Avelar/Máxima 19 de Janeiro de 2021 às 15:50
Menos celulite e mais músculo (sem ir ao ginásio)
Menos celulite e mais músculo (sem ir ao ginásio) FOTO: Pexels
Ao início estranha-se: parece que estou no ginásio a trabalhar a parte interior da perna com recurso a uma máquina de adução, mas de olhos fechados e com uma luz néon que permite relaxar e quase adormecer (falo por experiência própria). Na verdade, e embora nada substitua em absoluto as horas passadas no ginásio, estou confortavelmente deitada numa maca da clínica Angel's Health & Beauty Institute, em Lisboa, onde recentemente chegou a máquina Body Reshape, uma máquina de eletromagnetismo de alta intensidade (HIFEM) que executa 20 mil contrações musculares em 30 minutos. O tratamento, que é não invasivo e usa uma tecnologia aprovada pela FDA, que pretende ajudar a esculpir determinadas zonas do nosso corpo reduzindo volume, para maior tonicidade e definição muscular. Escolhi a parte interior das coxas, uma das zonas que mais teimam em "acumular" gordura localizada, e onde o músculo também teima em não aparecer. 

Desengane-se quem acha que não precisa de ir ao ginásio: a par deste tratamento, realizado em três semanas com duas sessões semanais, fui três vezes (por semana) em dias intervalados e trabalhei especialmente a zona escolhida para que a Body Reshape atue. É este o segredo para obter bons resultados. Além disso, mantive uma alimentação saudável - sempre em défice calórico e com alimentos proteícos. 

Os resultados começaram a notar-se logo entre a segunda e a terceira sessões. Mais firmeza, mais tonicidade e a celulite visível tornou-se mais "tímida", dando lugar a uma pele mais lisa e firme, com cerca de menos 1 centímetro de perímetro em cada uma das pernas no fim do tratamento. 

Mas como funciona esta máquina? Podemos confiar nela? As minhas dúvidas eram as mesmas. Ao longo de 30 minutos, o tratamento produz 20 mil contrações musculares supramáximas que originam uma hiperplasia e hipertrofia muscular que aumenta cerca de 30% a definição dos mesmos. São-nos aplicadas uma espécie de pás na zona eleita (pode escolher entre os bíceps, tríceps, gémeos ou glúteos, por exemplo, como efeito de liftinge o tratamento vai aumentando de intensidade, entre os níveis 1 e 10. Numa primeira sessão, este aumento é gradual. Nas sessões seguintes é mais fácil atingir o nível 10 e mantê-lo até ao fim do tempo, otimizando os resultados.

De acordo com um estudo científico publicado pela American Society for Dermatologic Surgery, esta tecnologia tem resultados comprovados na redução da gordura subcutânea abdominal (na ordem dos 19%) e no aumento de massa muscular (de cerca de 16%). Num outro estudo acerca dos efeitos deste tratamento na zona dos glúteos, concluiu-se que "o procedimento eletromagnético de alta intensidade induz alterações nos músculos glúteos e melhora o aspecto estético das nádegas."

O tratamento Body Reshape está disponível na Angel's Health & Beauty Institute, no nº 72 2ºC da Av. 5 de Outubro em Lisboa. Cada sessão tem o custo de €300, até ao final de janeiro as consultas de avaliação são gratuitas, e o tratamento tem um desconto de 30%. Para marcações 910 231 929.

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Família

O meu filho é homossexual: e agora?

É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.