Barra Cofina

Há quanto tempo não troca a sua almofada?

Não lavar a almofada de cama que usa para dormir está na lista dos piores erros de hábitos de beleza que se cometem sem querer. Eis o que descobrimos.
3 de Agosto de 2020 às 08:30
Há quanto tempo não troca a sua almofada?
Há quanto tempo não troca a sua almofada? FOTO: Unsplash

Primeiro, pode ser um verdadeiro quebra-cabeças encontrar uma almofada que se ajuste à nossa posição de dormir. Findado esse processo, há outras preocupações que devemos ter em conta, sobretudo com a lavagem regular das mesmas. Devemos ter cuidados de limpeza com a almofada como qualquer outra peça de roupa de cama, até porque se não o fizermos isso pode condicionar a qualidade do nosso sono e também levar a problemas de pele e respiratórios.

É nas almofadas, assim como nos cobertores ou nos tapetes, que se instalam sujidades não visíveis a olho nu, inclusive ácaros, que podem levar a esses tais problemas – na pele, o mais comum é o acne. Cerca de dois terços das pessoas que têm alergias podem ser alérgicas aos tipos de ácaros que se encontram em casa, conclui um artigo que o The Huffington Post dedica ao tema. "Não podemos vê-los, mas eles estão concentrados em coisas como roupa de cama e tapetes" explica Mark R. Neustrom, médico e especialista da Kansas City Allergy & Asthma Associate, sobre os ácaros.

Seja porque se instalam ácaros, como sujidade, células mortas da nossa pele ou óleo, devemos lavar as almofadas de três em três meses, revela o jornal The Independent num artigo dedicado à periodicidade com que devemos lavar este e outros itens. Outros sites, como o britânico Ideal Home, apontam para uma periodicidade de seis em seis meses. Um novo estudo realizado pela nanu – uma marca especialista em sono que cria almofadas personalizadas e ecológicas – revelou, num estudo recente à luz da realidade britânica, que 41% dos britânicos nunca lavaram as suas almofadas.

Entre outros exemplos, o artigo do The Independent refere-se a mais elementos da casa que passam muitas vezes despercebidos no que toca à limpeza. Sabia que as cortinas de duche devem ser lavadas uma vez por mês, que o suporte para a escova de dentes deve ser semanalmente, e as escovas de maquilhagem duas vezes por semana? Já a máquina de lavar roupa deve ser lavada mensalmente, a chaleira para aquecer a água de três em três meses e frigorifico duas vezes por ano.

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Família

As mais incríveis histórias de partos

Há quem tenha os filhos em casa, quem não passe sem o conforto da maternidade ou quem opte por métodos alternativos. E há depois as que não têm escolha. Mães coragem, capazes de enfrentar a fúria da natureza ou de levar de vencida o terror da guerra. São histórias destas que aqui contamos. As delas e as de quem as ajudou, em condições extremas, a trazer uma nova vida ao mundo.

Bem Estar e Nutrição

Hábitos matinais para um dia em cheio

Diz o ditado que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Então e depois de acordar? O livro 'My Morning Routine' reúne as rotinas matinais de várias pessoas com carreiras de sucesso e alerta para a importância dos hábitos matinais no resto do dia. Falamos com Benjamin Spall, um dos autores.

Bem Estar e Nutrição

Saiba o que deve comer antes do treino

Aquilo que ingerimos precisamente antes de uma ida ao ginásio ou de uma aula outdoor pode ser decisivo para a prestação conseguida.

Bem Estar e Nutrição

Do prato para a pele

É da natureza que são provenientes alguns dos melhores ingredientes utilizados na cosmética, e é da industria alimentar que surgem as tendências mais interessantes para nutrir a pele. Cabelos, corpo, rosto e perfumaria beneficiam do potencial de extractos de plantas, de ácidos extraídos das frutas e de outros produtos que muitas vezes encontramos no prato. Conheça alguns dos mais consensuais.