Mudar de vida: lições de um homem que foi a pé ao Evereste
Chega ao mercado o novo livro do filósofo norueguês.
"Tenho a esperança de que este livrinho o ajude – seja qual for a sua idade ou género – a encontrar o seu próprio Polo Norte, o seu próprio monte Evereste, o seu próprio sonho", escreve Erling Kagge no início de ‘Filosofia para Exploradores Polares’, acabado de publicar no nosso país (Quetzal).
O famoso explorador norueguês – que foi a primeira pessoa a chegar, a pé, e sem o apoio de cães, ao Polo Norte, ao Polo Sul e ao Evereste – já nos tinha presenteado com ‘A Arte de Caminhar’ e ‘Silêncio na Era do Ruído’, dois livros de autodesenvolvimento que parecem ser uma síntese de várias teorias sobre o bem-estar, a felicidade e a busca de um sentido para a vida. Aqui, continua a trilhar esse caminho, com o estilo a que já nos habituou: simples, humilde e sem moralismos.
Kagge, que exerceu advocacia, estudou filosofia e é fundador de uma das maiores editoras da Noruega, partilha com o leitor tudo o que aprendeu nas suas viagens. Recomenda a prática da meditação, o contacto regular com a natureza e uma redução drástica no consumo de tecnologias. Escreve, a certo momento, "quanto mais me afasto na natureza, e mais aumenta a minha disponibilidade para o mundo moderno, mais agitado me sinto. Mais infeliz, também".
Um livro recomendado a quem se sinta um pouco perdido e precise de repensar a vida, a relação com o trabalho e de encontrar uma finalidade para a existência.
O seu relacionamento está mais forte com a pandemia? Pode ser por estas 5 razões
Um estudo recente aponta as diferenças principais entre os relacionamentos mais e menos felizes em tempos de Covid-19. Estas são as cinco atividades que aproximaram aqueles que se encontram numa relação romântica.
Como combater os efeitos do frio na pele
Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.
Sono profundo limpa "resíduos do cérebro", avança estudo
Prevenindo doenças neurodegenerativas, pesquisa reafirma importância de "ter uma boa noite de sono".
Michael Greger: “Há apenas uma dieta capaz de reverter as doenças cardíacas”
Em 'Como Não Fazer Dieta', Michael Greger explica como o termo ‘dieta’ é o número um a evitar-se quando o objetivo é emagrecer — parecendo confuso, não é. E acrescenta que existe apenas um tipo de alimentação capaz de prevenir doenças e ajudar a perder peso ao mesmo tempo.
Três em cada dez mulheres dizem ter sido vítimas de abuso no parto, segundo estudo
Principais conclusões do inquérito apontam que "quanto maior é o sentimento de controle das mulheres sobre a sua experiência de parto, maior a satisfação vivenciada".
Sensor feito de ouro ajuda doentes com insuficiência cardíaca
Dispositivo que dispensa pilhas permite monitorizar o funcionamento cardíaco e seguir os doentes à distância.