Barra Cofina

Não consegue dormir? Experimente esta técnica

Ultimamente o stress e os problemas de sono têm emergido cada vez mais com a pandemia como tela de fundo… Este livro ensina-nos a (milagrosa) técnica japonesa que promete ajudar a dormir.
Por Inês Esteves 19 de Novembro de 2020 às 07:55
FOTO: Photo by Shane on Unsplash

O tema dos problemas de sono tem sido mais recorrente no tempo atípico que vivemos, e toda a gente sabe (por experiência própria, pelo menos) que uma boa noite de sono é muito importante e dita como o resto do dia irá correr. Desde física a cognitivamente, o sono pode ter muitas implicações no nosso dia a dia.

Se contar cordeirinhos já não funciona, descobrimos o "Kaizen: O Método Japonês para Transformar Hábitos, Um Pequeno Passo de Cada Vez" disponível na Fnac em inglês. Este livro de wellness, escrito por Sarah Harvey, é um guia para substituir maus hábitos por bons.

Entre as dicas de Harvey, está uma técnica antiga japonesa que visa a ter um sono melhor, através da respiração - "moon breathing". Esta técnica deriva do conceito japonês que se encontra no título "Kaizen" que significa "mudança para melhor", que se concentra na melhoria de todas as áreas da vida, e na quebra dos maus hábitos.

O "moon breathing" é uma técnica que a própria autora utiliza quando tem dificuldade em adormecer. Este exercício de respiração consiste em 7 passos e costuma ser feito apenas a respirar pela narina esquerda, porque se associa o lado esquerdo do corpo ao sistema nervoso.

Eis os 7 passos:

  • Sentar-se com as costas direitas ou deitar-se;
  • Fechar os olhos e relaxar as pálpebras;
  • Fechar a narina direita com o polegar direito;
  • Relaxar o segundo e terceiro dedo na palma da mão direita e esticar o quarto e o quinto;
  • Inspirar pela narina esquerda e de seguida fechar a narina com o anelar da mão direita, enquanto libertamos o polegar da narina direita e expiramos através dela;
  • Controlar a respiração e repetir este exercício durante uns minutos até que a respiração esteja mais calma e nos sintamos mais relaxados;
  • À partida, o cérebro está menos "alerta" e já está mais propício a adormecer.

A autora revela que esta técnica a ajuda não só com o sono mas em momentos de stress, e que funciona como um botão de "reset" para o sistema nervoso.

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Eletromagnetismo, treinar o corpo sem ir ao ginásio

Mais firmeza, menos "relevo" e mais energia são os efeitos sentidos depois de seis sessões de eletromagnetismo de alta intensidade numa clínica de estética em Lisboa. Saiba como funciona esta técnica, que alcança 20 mil contrações musculares em 30 minutos.

Ciência

Covid-19. O que mais pode fazer para evitar contágios?

Mais prevenção, comunicação assertiva, meios para interromper as cadeiras de transmissão. Ricardo Mexia, médico da saúde pública e epidemiologista, reforça aquilo que já devia estar a ser feito e o que podemos mudar para evitar contágios em Portugal.

Ciência

O que deve saber para combater a nova variante da Covid-19

Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista, explica quais os aspectos mais preocupantes em relação às novas mutações do vírus, e como Portugal está a sofrer com o seu aparecimento. Saiba também a que sintomas estar atento/a.