Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Porque a menstruação está longe de ser um assunto de mulheres

Patrícia Lemos dedica-se às áreas da fertilidade, saúde menstrual e literacia do corpo. Sentamo-nos com a especialista para perceber como andamos em matéria de conhecimento do nosso ciclo – e como a menstruação está longe de ser um assunto de mulheres.
21 de Maio de 2021 às 07:39
Porque a menstruação está longe de ser um assunto de mulheres
Porque a menstruação está longe de ser um assunto de mulheres FOTO: Pexels

"Quando comecei a falar das questões da vergonha menstrual, há uns anos, muitas vezes diziam que eu era doida e que isto era uma coisa que eu estava a tentar importar de outros países", conta Patrícia Lemos. Hoje, continua sem dúvidas de que o caminho para um futuro melhor (e mais justo) passa pela comunicação, pela informação, pela partilha. Depois de duas obras publicadas, uma delas (Período – Um guia para descomplicar) já na quarta edição, aventura-se agora num novo livro que é a "real talk", diz. Em Não é só sangue – uma conversa sobre o ciclo menstrual, a educadora para a saúde menstrual aborda desde o contexto histórico até às questões socioculturais em torno da menstruação, esse assunto ainda confinado a vozes baixas e secretismo. "A quem é que serve esta ignorância, esta desinformação ou esta informação obsoleta? Porque é que não queremos mulheres autónomas, donas do seu corpo, capazes de responder por si?", questiona Patrícia.

Patrícia Lemos

Quais são ainda hoje as principais dúvidas que lhe colocam sobre o ciclo menstrual?

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.