Barra Cofina

Quantas vezes por semana se deve fazer exercício?

É uma questão que pode ser controversa, sobretudo na comunidade desportiva, mas a resposta é simples.
26 de Agosto de 2020 às 17:46
Quantas vezes por semana devemos fazer exercício?
Quantas vezes por semana devemos fazer exercício? FOTO: Unsplash

Quando se trata de alcançar um estilo de vida mais saudável, existem sempre questões à volta do exercício físico. Refeições saudáveis e exercício físico regular, são recomendações que já conhecemos mas, afinal, quanto tempo se deve exercitar por semana?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto faça, pelo menos, entre 150 minutos de atividade aeróbica – o chamado cardio - de intensidade moderada ao longo da semana ou 75 minutos de atividade física mais intensa, ou então um equilíbrio entre os dois. Como organizamos o nosso tempo é connosco, no entanto, a OMS refere que distribuir esse tempo ao longo da semana, como por exemplo, exercitar cinco vezes por semana, durante 30 minutos, é importante para manter uma vida saudável.

No entanto, para obter melhores resultados, deve aumentar-se a atividade aeróbica moderada para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de atividade física mais intensa. No que toca a atividades de musculação, devem ser realizadas incluindo os maiores grupos de músculos – peito, costas, braços, ombros, pernas - em dois ou mais dias por semana.

Acompanhando as recomendações da OMS, o site do clube de fitness Holmes Place refere algumas atividades de intensidade moderada a fazer: caminhada rápida, jogging leve, andar de bicicleta a menos de 10mph, nadar a um ritmo lento mas constante, hidroginástica e yoga. Se a preferência for atividade física mais intensa, sugerem: corrida, caminhadas em subidas com uma mochila pesada e aeróbica.

O clube de fitness afirma que não existe uma fórmula única para a quantidade de exercícios a fazer. Realçam, no entanto, que tem de haver tempo para recuperar das atividades físicas.

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Família

As mais incríveis histórias de partos

Há quem tenha os filhos em casa, quem não passe sem o conforto da maternidade ou quem opte por métodos alternativos. E há depois as que não têm escolha. Mães coragem, capazes de enfrentar a fúria da natureza ou de levar de vencida o terror da guerra. São histórias destas que aqui contamos. As delas e as de quem as ajudou, em condições extremas, a trazer uma nova vida ao mundo.

Bem Estar e Nutrição

Hábitos matinais para um dia em cheio

Diz o ditado que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Então e depois de acordar? O livro 'My Morning Routine' reúne as rotinas matinais de várias pessoas com carreiras de sucesso e alerta para a importância dos hábitos matinais no resto do dia. Falamos com Benjamin Spall, um dos autores.

Bem Estar e Nutrição

Saiba o que deve comer antes do treino

Aquilo que ingerimos precisamente antes de uma ida ao ginásio ou de uma aula outdoor pode ser decisivo para a prestação conseguida.

Bem Estar e Nutrição

Do prato para a pele

É da natureza que são provenientes alguns dos melhores ingredientes utilizados na cosmética, e é da industria alimentar que surgem as tendências mais interessantes para nutrir a pele. Cabelos, corpo, rosto e perfumaria beneficiam do potencial de extractos de plantas, de ácidos extraídos das frutas e de outros produtos que muitas vezes encontramos no prato. Conheça alguns dos mais consensuais.