Sensor feito de ouro ajuda doentes com insuficiência cardíaca
Dispositivo que dispensa pilhas permite monitorizar o funcionamento cardíaco e seguir os doentes à distância.O CardioMEMS – que já se utiliza nos Estados Unidos e em vários países da Europa, como Espanha, por exemplo – não tem pilhas, baterias ou duração e, por isso, não precisa de ser substituído. É colocado no interior do organismo (na artéria pulmonar) e é muito sensível a pequenas oscilações no estado de funcionamento cardíaco.
A pandemia, que diminuiu drasticamente o acesso dos doentes aos cuidados de saúde, apressou a chegada deste dispositivo médico a Portugal, e promete fazer a diferença.
Segundo um estudo realizado nos EUA, o CardioMEMS reduz a mortalidade dos doentes cardíacos em 57% e a hospitalização em 43%.
SAIBA MAIS
5,2%
É a incidência da insuficiência cardíaca junto da população portuguesa, garante a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o que corresponde a cerca de 400 mil indivíduos adultos a sofrer desta síndrome.
Coração falha na função
Na insuficiência cardíaca o coração não consegue fornecer oxigénio suficiente ao organismo. Os sintomas da doença incluem a falta de ar, fadiga, tonturas, intolerância ao exercício, perda de apetite, cansaço excessivo e náuseas.
Prevenir a doença é a melhor opção
É possível prevenir a insuficiência cardíaca, evitando os fatores de risco: colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo. Assim, para prevenir vir a sofrer de insuficiência cardíaca deve manter um estilo de vida saudável, praticar exercício físico regular, manter uma dieta equilibrada, não fumar nem beber álcool em excesso. Deve vigiar o colesterol, a tensão arterial e a diabetes.
Mata mais do que o cancro da mama
Em Portugal, a insuficiência cardíaca é responsável por duas a três vezes mais mortes do que o cancro da mama e do cólon, segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). A SPC estima que se perdem 32 vidas por dia por morte súbita cardíaca no País, com tendência a aumentar.
Duas máscaras são mais eficazes que uma? Sim. Pneumologista explica porquê
Especialista explica estratégias a serem utilizadas para se proteger.
Encontros no Tinder, paixões transatlânticas e bebés. Viver o amor na pandemia
Um bebé inesperado, encontros e desencontros no Tinder, um pedido de casamento e um romance que cruza o Atlântico. Histórias para chorar ou rir, mas sempre de alegria.
Doentes com diabetes sofrem "grande acréscimo" de problemas clínicos devido à Covid-19, mostra estudo
Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstra riscos psicológicos e físicos "preocupantes".
O meu filho é homossexual: e agora?
É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.
Baixas em gorduras e ricas em proteínas: Conheça o mundo das leguminosas e os seus benefícios
Favas, grão de bico, feijão, ervilhas, tremoços, lentilhas, soja e amendoins são alguns dos alimentos que se incluem neste grupo.
Histórias para ler aos seus filhos durante o confinamento
Entre novidades a reedições, reunimos as aventuras literárias para entreter os mais pequenos durante os dias de confinamento, seja na hora de dormir ou na pausa do almoço.