Sono profundo limpa "resíduos do cérebro", avança estudo
Prevenindo doenças neurodegenerativas, pesquisa reafirma importância de "ter uma boa noite de sono".
Segundo este estudo da instituição norte-americana, a eliminação dos resíduos apresenta-se como "crucial para a saúde do cérebro", prevenindo doenças neurodegenerativas, o que vem reafirmar a importância de "ter uma boa noite de sono".
"A eliminação de resíduos pode ser importante para manter a saúde do cérebro ou para prevenir doenças neurodegenerativas. A eliminação de resíduos pode ocorrer durante a vigília e o sono, mas é substancialmente aumentada durante o sono profundo", salientou Ravi Allada, autor principal da investigação que foi hoje publicada na revista "Science Advances".
Este novo estudo recorreu a moscas da fruta que, segundo os investigadores, têm neurónios que gerem os ciclos de vigília e do sono "notavelmente semelhantes" aos dos humanos, razão pela qual estes insetos têm sido utilizados em investigações científicas sobre o sono, doenças neurodegenerativas e ritmos circadianos (período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia).
A equipa de Ravi Allada, que é também diretor do Centro de Sono e Biologia Circadiana da Northwestern, constatou que, quando num estádio semelhante ao sono profundo de ondas lentas em humanos, os insetos eliminavam com maior facilidade resíduos cerebrais, ajudando na recuperação de lesões.
De acordo com o especialista, as conclusões deste estudo contribuem para a "compreensão do mistério" sobre a necessidade dos organismos de dormir e sugerem que a "eliminação de resíduos" do cérebro constitui uma função central do sono profundo.
Duas máscaras são mais eficazes que uma? Sim. Pneumologista explica porquê
Especialista explica estratégias a serem utilizadas para se proteger.
Encontros no Tinder, paixões transatlânticas e bebés. Viver o amor na pandemia
Um bebé inesperado, encontros e desencontros no Tinder, um pedido de casamento e um romance que cruza o Atlântico. Histórias para chorar ou rir, mas sempre de alegria.
Doentes com diabetes sofrem "grande acréscimo" de problemas clínicos devido à Covid-19, mostra estudo
Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstra riscos psicológicos e físicos "preocupantes".
O meu filho é homossexual: e agora?
É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.
Baixas em gorduras e ricas em proteínas: Conheça o mundo das leguminosas e os seus benefícios
Favas, grão de bico, feijão, ervilhas, tremoços, lentilhas, soja e amendoins são alguns dos alimentos que se incluem neste grupo.
Histórias para ler aos seus filhos durante o confinamento
Entre novidades a reedições, reunimos as aventuras literárias para entreter os mais pequenos durante os dias de confinamento, seja na hora de dormir ou na pausa do almoço.