Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

“Todas as dietas que retiram gorduras são catastróficas”

Há 10 anos na Fundação Champalimaud, em Lisboa, Carlos Ribeiro, cientista e investigador principal do programa de neurociência, estuda a relação entre o cérebro e a comida.
Por Rosário Mello e Castro 20 de Fevereiro de 2020 às 19:38
FOTO: Pexels

São cerca de 200 a 250 as pequenas, grandes decisões que tomamos sobre comida todos os dias. Carlos Ribeiro, neurocientista, quis saber porque comemos o que comemos e de que forma. As respostas estão algures entre o cérebro e o estômago e as descobertas dos cientistas estão apenas no início. Nascido na Suiça, estudou na Basileia, viveu em Viena, Áustria e está há cerca de uma década em Lisboa, onde lidera uma equipa de cientistas da Fundação Champalimaud. Passou pelo Congresso dos Cozinheiros, durante a Lisbon Food Week, e falou da complexa relação entre o que comemos e o que pensamos.

Diz que não existe uma dieta ideal. Andamos todos enganados com o que comemos?

Existe a possibilidade de uma dieta ideal para cada pessoa, mas como se define essa dieta ideal é um problema que ninguém ainda abordou cientificamente. Por exemplo aquela possibilidade de definir uma dieta através do ADN não passa de ciência ficção. Não existe uma base científica. Hoje, sabemos o que é uma boa dieta, ou seja, sabemos o que é não saudável, mas a dieta ideal é uma dieta optimizada para cada pessoa para prevenir doenças, entre outras coisas. E sobre isso ainda sabemos pouco.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Deixou de fazer exercício físico e agora?

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.