“Todas as dietas que retiram gorduras são catastróficas”
Há 10 anos na Fundação Champalimaud, em Lisboa, Carlos Ribeiro, cientista e investigador principal do programa de neurociência, estuda a relação entre o cérebro e a comida.
São cerca de 200 a 250 as pequenas, grandes decisões que tomamos sobre comida todos os dias. Carlos Ribeiro, neurocientista, quis saber porque comemos o que comemos e de que forma. As respostas estão algures entre o cérebro e o estômago e as descobertas dos cientistas estão apenas no início. Nascido na Suiça, estudou na Basileia, viveu em Viena, Áustria e está há cerca de uma década em Lisboa, onde lidera uma equipa de cientistas da Fundação Champalimaud. Passou pelo Congresso dos Cozinheiros, durante a Lisbon Food Week, e falou da complexa relação entre o que comemos e o que pensamos.
Diz que não existe uma dieta ideal. Andamos todos enganados com o que comemos?
Existe a possibilidade de uma dieta ideal para cada pessoa, mas como se define essa dieta ideal é um problema que ninguém ainda abordou cientificamente. Por exemplo aquela possibilidade de definir uma dieta através do ADN não passa de ciência ficção. Não existe uma base científica. Hoje, sabemos o que é uma boa dieta, ou seja, sabemos o que é não saudável, mas a dieta ideal é uma dieta optimizada para cada pessoa para prevenir doenças, entre outras coisas. E sobre isso ainda sabemos pouco.
Assinatura Digital
Lágrimas contêm novo coronavírus. Saiba que cuidados deve ter com os olhos para evitar contágio
Olhos podem ser porta de entrada para o vírus.
Consumo de vinho sobe mas vendas caem
Cardiologista avisa que é preciso beber um "copinho mais pequeno"
Como lidar com a solidão provocada pela pandemia?
Um estudo recente aponta o mindfulness, o Tai Chi e até cães ou focas robóticas como possíveis respostas para melhorar a saúde mental em tempos de covid-19.
Deixou de fazer exercício físico e agora?
Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.
As infusões de ervas que ajudam a acalmar e a combater o stress
Sono, exercício e meditação são aliados poderosos para superar a ansiedade.
Artrite reumatoide: “Não é preciso sofrer nem ficar deformado”
Entrevista com Helena Canhão, presidente da Sociedade portuguesa de Reumatologia, sobre a artirte reumatoide, doença que afeta 70 mil portugueses.