Barra Cofina

Como enfrentar o segundo confinamento? Ordem dos Psicólogos cria guia com dicas

Ansiedade e o stress provocados por este segundo confinamento serão diferentes dos sentidos em março e abril, da primeira vez que o País se recolheu em casa.
Por Catarina Cruz 14 de Janeiro de 2021 às 17:03
Como enfrentar o segundo confinamento? Ordem dos Psicólogos cria guia com dicas
Como enfrentar o segundo confinamento? Ordem dos Psicólogos cria guia com dicas FOTO: Pexels

Portugal entra esta sexta-feira no segundo confinamento geral, que deverá ter a duração de um mês, e a Ordem dos Psicólogos criou um guia com dicas para gerir as emoções e relacionamentos nesta fase, assim como sugestões para organizar o dia a dia e garantir o seu bem-estar.

Segundo a Ordem dos Psicólogos, a ansiedade e o stress provocados por este segundo confinamento serão diferentes dos sentidos em março e abril, da primeira vez que o País se recolheu em casa. Desta vez, há um risco maior de infeção, aliado à "fadiga da pandemia", ao impacto psicológico do primeiro confinamento e à situação de crise sanitária e socioeconómica que se tem vindo a acentuar nos últimos meses.

A Ordem dos Psicólogos sublinha que é normal, nesta fase, a sensação de angústia, tristeza, medo, incerteza, desgaste, cansaço, frustração e que "é natural que tenhamos dúvidas sobre como vamos ‘sobreviver’ a um novo confinamento".

Nesse sentido, a Ordem criou uma "caixa de ferramentas para manter a saúde psicológica", com conselhos divididos por diferentes áreas.

Entre as sugestões para a gestão emocional neste período estão: aceitar as emoções e sentimentos, bem como a incerteza e imprevisibilidade da situação; aprender estratégias para a gestão da ansiedade e do stress; partilhar o que sente e expressar os afetos; reforçar as relações sociais e reduzir as possibilidades de conflito.

Na organização do dia a dia e promoção do bem-estar, a Ordem dos Psicólogos destaca a importância de, em teletrabalho, se separar a vida profissional da vida pessoal; manter as rotinas e bons hábitos de sono; fazer exercício físico e alimentar-se de forma saudável; dedicar-se a atividades que lhe deem prazer e estabelecer objetivos e expectativas realistas.

Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Como reciclar as embalagens de cosmética

As marcas de beleza estão cada vez mais atentas ao ambiente, mas estaremos nós? Estas são os melhores conselhos para quando deita fora as embalagens de cosmética.

Família

Isabel Stilwell: "O politicamente correto não faz falta para nada"

O livro "Birras de mãe" dá continuidade a um troca de palavras entre Isabel e Ana Stilwell,, mãe e filha, durante a adolescência da segunda, com um diário para cada uma. Agora, as conversas (e as birras) ganham novas temáticas com um humor que só se consegue com a cumplicidade da maternidade.

Bem Estar e Nutrição

O livro que promete mudar a sua vida em sete semanas

Com um plano holístico, a health coach Cláudia Fonseca, autora do livro "Tudo aquilo que és", promete uma transformação interior e exterior num curto espaço de tempo. E que promete ficar para sempre.