Barra Cofina

Cientistas descobrem 'mistério' por trás da produção de odor das axilas

Descoberta pode levar a que sejam produzidos desodorizantes e antitranspirantes com mais eficácia contra os maus odores.
Por Correio da Manhã 29 de Julho de 2020 às 15:34
Cientistas descobrem 'mistério' por trás da produção de odor das axilas
Cientistas descobrem 'mistério' por trás da produção de odor das axilas FOTO: Getty Images
Cientistas da Universidade de York, no Reino Unido, descobriram o mistério por trás da capacidade das axilas em produzir um odor corporal. Os investigadores conseguiram rastrear a fonte que provoca o odor através das axilas e apontam para uma enzima bacteriana que vive na axila humana.

Os cientistas descobriram que a enzima denominada "BO" é a fonte da produção de mau odor presente nas axilas. "O que realmente queremos entender agora é o por quê", atirou o professor Gavin Thomas, microbiologista e um dos investigadores por trás do estudo.

Os investigadores apenas chegaram à fonte do mau odor depois de passarem a bactéria específica das axilas para outros micróbios na região, observando então que também começou a emanar mau cheiro nessas regiões. 

Esta descoberta pode levar a que sejam produzidos desodorizantes e antitranspirantes com mais eficácia contra os maus odores. Os cientistas acreditam ainda que os humanos herdaram estes micróbios dos primatas.
Notícias Recomendadas
Família

As mais incríveis histórias de partos

Há quem tenha os filhos em casa, quem não passe sem o conforto da maternidade ou quem opte por métodos alternativos. E há depois as que não têm escolha. Mães coragem, capazes de enfrentar a fúria da natureza ou de levar de vencida o terror da guerra. São histórias destas que aqui contamos. As delas e as de quem as ajudou, em condições extremas, a trazer uma nova vida ao mundo.

Bem Estar e Nutrição

Hábitos matinais para um dia em cheio

Diz o ditado que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Então e depois de acordar? O livro 'My Morning Routine' reúne as rotinas matinais de várias pessoas com carreiras de sucesso e alerta para a importância dos hábitos matinais no resto do dia. Falamos com Benjamin Spall, um dos autores.

Bem Estar e Nutrição

Saiba o que deve comer antes do treino

Aquilo que ingerimos precisamente antes de uma ida ao ginásio ou de uma aula outdoor pode ser decisivo para a prestação conseguida.

Bem Estar e Nutrição

Do prato para a pele

É da natureza que são provenientes alguns dos melhores ingredientes utilizados na cosmética, e é da industria alimentar que surgem as tendências mais interessantes para nutrir a pele. Cabelos, corpo, rosto e perfumaria beneficiam do potencial de extractos de plantas, de ácidos extraídos das frutas e de outros produtos que muitas vezes encontramos no prato. Conheça alguns dos mais consensuais.