Coronavírus: Poderão as células estaminais ajudar a tratar a doença?
Estudo publicado na revista científica Aging and Disease teve resultados promissores: todos os doentes melhoraram depois de lhes serem administradas células do cordão umbilical.
Será que as células do cordão umbilical podem ajudar a tratar a Covid19? Com base nesta premissa foi feito, recentemente, um estudo e os resultados são promissores: em sete doentes com pneumonia causada pelo vírus, três recuperaram e tiveram alta 10 dias depois do tratamento. Os outros quatro também melhoraram e recuperaram função pulmonar.
O estudo, que foi publicado na revista científica Aging and Disease, reuniu investigadores de vários países – como a China, os Estados Unidos, Israel, Espanha, Índia, Coreia do Sul, Reino Unido e França – e concluiu que estas células, chamadas mesenquimais, têm potencial para tratar a doença.
Segundo os autores do estudo, a administração intravenosa destas células do cordão umbilical foi particularmente eficaz nos doentes em estado crítico. Sabe-se já que a gravidade da doença, em algumas pessoas, está ligada a uma reação descontrolada do seu sistema imunitário, dizem os cientistas. Logo, prevenir e reverter esta situação pode ser uma forma de os salvar, aponta o artigo. É esse o papel destas células.
Contudo, ainda é apenas uma esperança, já que o estudo contou com apenas sete doentes. Serão precisas ainda mais investigações que incluam um maior número de doentes para validar a eficácia destas células.
O seu relacionamento está mais forte com a pandemia? Pode ser por estas 5 razões
Um estudo recente aponta as diferenças principais entre os relacionamentos mais e menos felizes em tempos de Covid-19. Estas são as cinco atividades que aproximaram aqueles que se encontram numa relação romântica.
Como combater os efeitos do frio na pele
Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.
Sono profundo limpa "resíduos do cérebro", avança estudo
Prevenindo doenças neurodegenerativas, pesquisa reafirma importância de "ter uma boa noite de sono".
Michael Greger: “Há apenas uma dieta capaz de reverter as doenças cardíacas”
Em 'Como Não Fazer Dieta', Michael Greger explica como o termo ‘dieta’ é o número um a evitar-se quando o objetivo é emagrecer — parecendo confuso, não é. E acrescenta que existe apenas um tipo de alimentação capaz de prevenir doenças e ajudar a perder peso ao mesmo tempo.
Três em cada dez mulheres dizem ter sido vítimas de abuso no parto, segundo estudo
Principais conclusões do inquérito apontam que "quanto maior é o sentimento de controle das mulheres sobre a sua experiência de parto, maior a satisfação vivenciada".
Sensor feito de ouro ajuda doentes com insuficiência cardíaca
Dispositivo que dispensa pilhas permite monitorizar o funcionamento cardíaco e seguir os doentes à distância.