Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Este teste genético pode ser mais útil do que pensa

E se soubesse que componentes presentes nos medicamentos são incompatíveis com os seus genes? Ajudar a perceber isso mesmo e assim a evitar reações negativas é a finalidade desde novo teste genético, que só precisa de ser feito uma única vez na vida.
Por Rita Avelar/Máxima 1 de Abril de 2021 às 09:00
FOTO: Freepik

Sabe-se que o que está inscrito nos genes diz muito sobre a saúde de cada um. Sabe-se, também, que a genética individual pode afetar, de forma muito significativa, a segurança e a eficácia de um medicamento, e que há inclusive pacientes que morrem por causa de incompatibilidades com medicamentos - na Europa são cerca de 200 mil pessoas todos os anos. Além disso, e de acordo com as estatísticas, quase 50% dos pacientes não apresentam uma resposta adequada a mais de 90% dos fármacos prescritos.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

E se pudesse reiniciar o cérebro? Os conselhos de um neurologista

O cérebro humano está a ser gravemente manipulado pelos estímulos da tecnologia e as consequências refletem-se em comportamentos que nos deixam cada vez mais doentes. Em Limpeza Cerebral, o recém lançado livro do neurologista David Perlmutter e do médico internista Austin Perlmutter, reúnem-se técnicas para combater esta realidade.

Bem Estar e Nutrição

Cirurgia estética. Quais são os procedimentos mais pedidos?

Especialista em cirurgia plástica e medicina estética, Sofia Santareno fala sobre o impacto da sua "arte manual" na saúde mental, da mudança de paradigma nesta área, e de como este tipo de procedimentos deixaram de ser tabu.