Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

MIT cria pílula contracetiva que só se toma uma vez por mês

Método foi testado em porcas e, através de uma bolsa dada pela Fundação Bill e Melinda Gates, será experimentada em humanos.
Por Leonor Riso 6 de Dezembro de 2019 às 11:19

Estamos mais perto de uma pílula contracetiva que só precisa de ser tomada uma vez por mês? Investigadores do MIT - Massachussets Institute of Technology testaram em porcas um método que o indica.

A pílula é uma cápsula mole, semelhante a gelatina. Depois de ser engolida, desdobra-se e liberta a progesterona – a hormona sintética que atua como contracetivo – no estômago. Passadas algumas semanas, degrada-se e é expulsa pelo sistema digestivo.

Os primeiros testes foram realizados em porcas. Este método já foi testado com fármacos contra a malária e na terapia antirretroviral feita pelos seropositivos.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

E se pudesse reiniciar o cérebro? Os conselhos de um neurologista

O cérebro humano está a ser gravemente manipulado pelos estímulos da tecnologia e as consequências refletem-se em comportamentos que nos deixam cada vez mais doentes. Em Limpeza Cerebral, o recém lançado livro do neurologista David Perlmutter e do médico internista Austin Perlmutter, reúnem-se técnicas para combater esta realidade.

Bem Estar e Nutrição

Cirurgia estética. Quais são os procedimentos mais pedidos?

Especialista em cirurgia plástica e medicina estética, Sofia Santareno fala sobre o impacto da sua "arte manual" na saúde mental, da mudança de paradigma nesta área, e de como este tipo de procedimentos deixaram de ser tabu.