Podem as festas de Covid-19 ser mesmo uma solução?
Imunologista diz que festas para contrair Covid-19 podem tornar-se comuns. Outros especialistas avisam que ainda é cedo para ter certezas.
O especialista avisou que o vírus veio para ficar e que as festas podem até tornar-se norma para os mais novos, enquanto o risco de ficarem gravemente doentes é baixo. "Vou ser um optimista quanto a isto e dizer que não acho que este vírus seja tão diferente dos outros que nos vá exterminar a todos, ou obrigar-nos a viver para sempre desta forma peculiar que estamos a viver agora", disse, acrescentando: "Acho que se vai tornar semelhante aos outros quatro coronavírus endémicos que circulam por aí [e que provocam as constipações e gripes]. Ou vamos ser vacinados ou apanhá-los quando somos crianças - e as crianças raramente ficam doentes com o vírus".
Mesmo relativamente aos casos de reinfeção, o médico mostrou-se confiante. "Mais de 40 milhões de pessoas foram infetadas no mundo inteiro e, da última vez que olhei, houve apenas quatro casos de reinfeções severas. Por isso acho que devemos estar atentos, temos de nos preocupar com isso, mas temos de ser optimistas", explicou.
David Heymann, professor de doenças infecciosas, mostrou-se mais reservado quanto a estas festas: "Temos de nos lembrar que ainda não sabemos os efeitos a longo prazo da infeção, mesmo entre os mais jovens e assintomáticos", lembrando ainda que há poucas informações sobre a imunidade a longo prazo.
A reinfeção
Constipações comuns provocadas por outros coronavírus costumam causar reinfeções no prazo de um ano, mas os especialistas esperavam que este novo coronavírus pudesse ser mais parecido com o SARS ou o MERS - com uma imunidade que durava anos em vez de meses.
No entanto, apesar de ter menos de um ano, o novo coronavírus já infetou a mesma pessoa mais do que uma vez em pelo menos quatro casos. Por isso muitos cientistas reforçam a importância de desenvolver tratamentos eficazes, em vez de se pensar apenas numa vacina, já que a vacina pode não dar uma imunidade total e duradoura.
Nos Países Baixos, a virologista Marion Koopmans, assessora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo holandês, confirmou que o caso identificado naquele país se trata de um cidadão holandês, um idoso com um sistema imunológico "deteriorado", que contraiu pela segunda vez o novo coronavírus desde o início da crise pandémica em março passado.
"Todas as infeções por SARS-CoV-2 [o novo coronavírus responsável pela doença covid-19] têm uma impressão digital diferente, um código genético. As pessoas podem possuir vestígios do vírus durante muito tempo após o contágio e ocasionalmente expelir algum material genético [ácido ribonucleico, RNA – Ribonucleic Acid, no nome inglês] do vírus", afirmou Marion Koopmans, em declarações à televisão holandesa NOS.
"O facto de serem possíveis reinfeções pode significar que uma vacina não seria completamente protetora. Mas como o número de casos é minúsculo, isso não nos deve dissuadir de desenvolvê-las", refere um professor na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Brendan Wren, citado pela organização britânica Science Media Centre (SMC).
O seu relacionamento está mais forte com a pandemia? Pode ser por estas 5 razões
Um estudo recente aponta as diferenças principais entre os relacionamentos mais e menos felizes em tempos de Covid-19. Estas são as cinco atividades que aproximaram aqueles que se encontram numa relação romântica.
Como combater os efeitos do frio na pele
Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.
Sono profundo limpa "resíduos do cérebro", avança estudo
Prevenindo doenças neurodegenerativas, pesquisa reafirma importância de "ter uma boa noite de sono".
Michael Greger: “Há apenas uma dieta capaz de reverter as doenças cardíacas”
Em 'Como Não Fazer Dieta', Michael Greger explica como o termo ‘dieta’ é o número um a evitar-se quando o objetivo é emagrecer — parecendo confuso, não é. E acrescenta que existe apenas um tipo de alimentação capaz de prevenir doenças e ajudar a perder peso ao mesmo tempo.
Três em cada dez mulheres dizem ter sido vítimas de abuso no parto, segundo estudo
Principais conclusões do inquérito apontam que "quanto maior é o sentimento de controle das mulheres sobre a sua experiência de parto, maior a satisfação vivenciada".
Sensor feito de ouro ajuda doentes com insuficiência cardíaca
Dispositivo que dispensa pilhas permite monitorizar o funcionamento cardíaco e seguir os doentes à distância.