Bebés também podem aprender linguagem gestual
Conseguem aprender até 40 palavras, como leite, mais ou cão. A instrutora de Baby Signs diz que com esta ajuda ficam menos frustrados e fazem menos birras.
A linguagem gestual para bebés – Baby Signs – consiste em ensinar gestos a crianças até aos dois anos, para que possam explicar o que querem. São movimentos fáceis, como o "mais" (juntar as pontas dos dedos de cada mão) ou leite (abrir e fechar a mão). "Este método ajuda a desenvolver a linguagem, aumenta a auto -estima e confiança dos bebés, além de desenvolverem o léxico emocional, pois conseguem indicar que estão zangados, tristes ou felizes. Além disso, em vez de terem comportamentos mais agressivos, como bater e chorar, têm desenvolvimento emocional mais positivo", conta Sabla D’Oliveira, de 37 anos.
Mais bolinhas de sabão
Manuel Coutinho, psicólogo e secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança, defende que este método pode reforçar a relação entre pais e filhos. "Uma boa comunicação pais-filhos é essencial para o bom desenvolvimento harmonioso da criança. O método Baby Signs pode ser uma boa opção, o gesto auxilia na estrutura do pensamento e na sua transmissão a terceiros. Se existirem pais que sentem que a sua utilização valoriza e melhora a comunicação deles com filhos, óptimo."
Sabla – filha de pais cabo-verdianos, que nasceu por acaso na Rússia e veio viver para Portugal aos 10 anos – tornou-se instrutora em 2009. Primeiro era apenas um part-time e sobretudo em creches. Mas quando o filho nasceu, em 2013, investiu mais. "Na maternidade, já fazia os gestos de leite. Comecei a usar o programa por casa e aos 9 meses ele fez o primeiro gesto: papá. Foi um gesto adaptado. Como o pai é militar, ensinou-o a bater continência", recorda.
Aos 12 meses, o filho já fazia 30 gestos. Sabla diz que o método depende da persistência e consistência dos pais em repetir os sinais e do ritmo de cada criança. Dá workshops por todo o País, o último foi em Arruda dos Vinhos. Conta que a reacção das crianças surpreende nos momentos mais inesperados. "Recordo--me da história de uma mãe cujo filho estava muito rabugento depois de ter levado as vacinas. Ele, que comia tudo, não queria nada. De repente, fez o gesto do leite. Era só o que ele precisava e acalmou-se logo."
Em média, diz Sabla, os bebés aprendem entre 10 e 40 palavras. Mas há risco de se atrasar a linguagem oral? A psicóloga defende que não, porque quando conseguem verbalizar a palavra, deixam de usar o gesto. De referir que os pais, quando ensinam um gesto, devem sempre dizer a palavra ao mesmo tempo.
Foi o que Rita Gaspar, de 29 anos, fez até a filha Alice, com quase 8 meses, fazer o primeiro gesto. "Estávamos a fazer bolas de sabão e ela começou a fazer o gesto do mais. Não queria parar." Alice já tem 10 meses e consegue fazer mais de cinco gestos. "Como está habituada a ser ouvida, percebe melhor o que queremos dela e comunica facilmente", conta a mãe. Rita fez apenas um workshop, mas comprou os materiais de apoio e o DVD com mais gestos e músicas. Quer continuar a ensinar-lhe mais sinais. Os próximos são: banho e dormir. E se esses sinais evitarem uma birra, quem é que não vai tentar?
Duas máscaras são mais eficazes que uma? Sim. Pneumologista explica porquê
Especialista explica estratégias a serem utilizadas para se proteger.
Encontros no Tinder, paixões transatlânticas e bebés. Viver o amor na pandemia
Um bebé inesperado, encontros e desencontros no Tinder, um pedido de casamento e um romance que cruza o Atlântico. Histórias para chorar ou rir, mas sempre de alegria.
Doentes com diabetes sofrem "grande acréscimo" de problemas clínicos devido à Covid-19, mostra estudo
Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstra riscos psicológicos e físicos "preocupantes".
O meu filho é homossexual: e agora?
É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.
Baixas em gorduras e ricas em proteínas: Conheça o mundo das leguminosas e os seus benefícios
Favas, grão de bico, feijão, ervilhas, tremoços, lentilhas, soja e amendoins são alguns dos alimentos que se incluem neste grupo.
Histórias para ler aos seus filhos durante o confinamento
Entre novidades a reedições, reunimos as aventuras literárias para entreter os mais pequenos durante os dias de confinamento, seja na hora de dormir ou na pausa do almoço.