O exercício físico pode unir a família: conheça as atividades que todos podem praticar
Fazer exercício com o núcleo familiar ajuda a promover melhores hábitos alimentares e aumenta a sensação de bem-estar físico.












Agora que o pico do verão está aí – e parece haver mais tempo para tudo –, é o momento ideal para dar início a uma atividade física e juntar os mais novos à festa. Se houver avós em casa, melhor ainda. Os benefícios de fazer exercício em conjunto são inúmeros, a começar pelo incremento da saúde e do bem-estar físico. De acordo com um estudo coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, a prevalência da obesidade infantil tem estado a aumentar de ano para ano e em 2019 atingiu níveis preocupantes. No ano passado, 15,3% das crianças de oito anos eram obesas no nosso país, e, dessas, 5,4% tinham obesidade severa.
João Brajal, treinador pessoal, já treinou famílias
CM – É abordado para dirigir treinos em família?
–Acontece bastante, sim. E cada vez mais. Normalmente por pressão de um dos membros da família, que tenta levar os outros a fazerem o mesmo. Sentindo os benefícios para eles próprios, querem que os outros os sintam também.
– A principal motivação é a promoção da saúde?
– Depende da faixa etária com que estamos a lidar. Os mais velhos normalmente focam-se na questão da saúde, os mais jovens focam-se na estética. Sobretudo na adolescência.
– É mais fácil ou mais difícil treinar em família?
– Treinar em família torna tudo muito mais simples. É mais fácil transformar as nossas rotinas em hábitos mais saudáveis quando todas as pessoas estão unidas pelos mesmos objetivos. Isso é verdade tanto para o exercício como para a alimentação.
nem todas as atividades são apropriadas
A musculação é uma das atividades que não se recomendam aos mais jovens e por isso não são das melhores para a família. Segundo o treinador pessoal João Brajal, “não há benefício algum, para uma criança em fase de crescimento, trabalhar com cargas elevadas”. “Há maiores benefícios em apostar em desportos coletivos”, diz.
Crianças não devem levantar grandes cargas de peso
O bom tempo convida a desfrutar das atividades ao ar livre, pelo que o verão é ideal para fazer desportos na praia. No inverno, opte pelas artes marciais ou pela dança.
O seu relacionamento está mais forte com a pandemia? Pode ser por estas 5 razões
Um estudo recente aponta as diferenças principais entre os relacionamentos mais e menos felizes em tempos de Covid-19. Estas são as cinco atividades que aproximaram aqueles que se encontram numa relação romântica.
Como combater os efeitos do frio na pele
Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.
Sono profundo limpa "resíduos do cérebro", avança estudo
Prevenindo doenças neurodegenerativas, pesquisa reafirma importância de "ter uma boa noite de sono".
Michael Greger: “Há apenas uma dieta capaz de reverter as doenças cardíacas”
Em 'Como Não Fazer Dieta', Michael Greger explica como o termo ‘dieta’ é o número um a evitar-se quando o objetivo é emagrecer — parecendo confuso, não é. E acrescenta que existe apenas um tipo de alimentação capaz de prevenir doenças e ajudar a perder peso ao mesmo tempo.
Três em cada dez mulheres dizem ter sido vítimas de abuso no parto, segundo estudo
Principais conclusões do inquérito apontam que "quanto maior é o sentimento de controle das mulheres sobre a sua experiência de parto, maior a satisfação vivenciada".
Sensor feito de ouro ajuda doentes com insuficiência cardíaca
Dispositivo que dispensa pilhas permite monitorizar o funcionamento cardíaco e seguir os doentes à distância.