Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Os pais podem publicar fotografias dos filhos nas redes sociais?

Tal como não querem os pais à porta da escola, os miúdos também não gostam de ver a sua cara nas contas de Instagram ou de Facebook deles.
Por Juliana Nogueira Santos 10 de Março de 2020 às 19:07

Maria e Matilde não queriam acreditar quando viram a fotografia que o pai tinha publicado no Instagram. Nem o facto de ser Dia do Pai as conseguiu acalmar. Os amigos não terem acesso à conta também não serviu de muito. E não, não estavam a fazer figuras tristes. Mas temos de fazer um alerta: ser adolescente na era das redes sociais é complexo e cada fotografia tem de ser perfeita. As adolescentes explicam: "Estava horrível, tinha o sol a bater-me na cara", diz Matilde Campos, de 14 anos. A irmã também não gostou de se ver e pediram ao pai que apagasse a imagem. Resposta: nem pensar. "Disse que gostava da fotografia e que nós não tínhamos nada que dizer que não gostávamos", conta Maria, acrescentando que o episódio não foi inédito. Além do pai, também a mãe e outros membros da família partilham e comentam os seus posts. As irmãs não gostam. E não são caso único.

Segundo o EU Kids Online, um estudo publicado este ano que relata o dia a dia das crianças e adolescentes portugueses no digital, 28% dos miúdos entre os 9 e os 17 anos afirmam que os seus pais já publicaram textos, vídeos ou imagens sobre eles nas redes sociais sem lhes perguntarem se estavam de acordo. Metade pediram para retirar estes conteúdos.

"Cada vez mais as crianças são obrigadas a fazer uma gestão da sua imagem digital, pela quantidade de redes sociais que existem, mas agora têm mais este peso com pessoas das suas relações próximas a partilhar conteúdo contra a sua vontade", aponta Cristina Ponte, uma das investigadoras responsáveis pelo estudo. "Esta prática, a que chamamos sharenting, configura muitas vezes uma violação da sua privacidade."

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas