"Veja lá se quer matar o seu bebé". A dura realidade da violência obstétrica em Portugal
Segundo um estudo recente, 30% das mulheres em Portugal já foram vítimas de desrespeito ou abuso durante o parto.
Segundo um estudo recente, 30% das mulheres em Portugal já foram vítimas de desrespeito ou abuso durante o parto.
O livro "Birras de mãe" dá continuidade a um troca de palavras entre Isabel e Ana Stilwell,, mãe e filha, durante a adolescência da segunda, com um diário para cada uma. Agora, as conversas (e as birras) ganham novas temáticas com um humor que só se consegue com a cumplicidade da maternidade.
Nydus trata-se de um projeto que uniu duas enfermeiras com a missão de acompanhar mães, pais e famílias no pré e pós-parto, no conforto das suas casas.
O risco de contrair cancro da mama resulta de uma soma de fatores. Não podemos controlar a doença, mas podemos prevenir-nos através da mudança de certos hábitos.
Há quem tenha os filhos em casa, quem não passe sem o conforto da maternidade ou quem opte por métodos alternativos. E há depois as que não têm escolha. Mães coragem, capazes de enfrentar a fúria da natureza ou de levar de vencida o terror da guerra. São histórias destas que aqui contamos. As delas e as de quem as ajudou, em condições extremas, a trazer uma nova vida ao mundo.
Para investigadores, "é importante perceber como este fenómeno acontece para otimizar a saúde das grávidas".
Ter uma vida sexual constantemente ativa é um privilégio de um número raro de pessoas. O resto dos mortais oscila entre períodos de sexo frequente e épocas sem nada, independentemente de terem ou não um parceiro.
A nutricionista Mariana Abecasis, autora do livro O Guia Prático da Gravidez Saudável, alinha estratégias para aprender a comer bem nesta fase da vida.
Muito se fala na depressão pós-parto, mas nem sempre na ansiedade. Patologias distintas, entre si partilham o medo que assola a maternidade. Falámos com uma psicóloga e duas recém-mães para entender o que mais assusta as mulheres na hora de receber um novo ser.
É normal que as crianças reajam com estranheza aos sólidos. Mas há quem rejeite pão, fruta e vegetais durante anos – e precise de ajuda profissional.
Ao longo de séculos a mulher foi responsabilizada, mas a doença afecta igualmente os dois sexos.
Conseguem aprender até 40 palavras, como leite, mais ou cão. A instrutora de Baby Signs diz que com esta ajuda ficam menos frustrados e fazem menos birras.