Cientistas apresentam vacina promissora contra o cancro
Cientistas do Instituto Francis Crick anunciaram testes bem sucedidos em ratinhos. Vacina pode ajudar a previr cancros do pulmão, intestino e pâncreas.
Cientistas do Instituto Francis Crick anunciaram testes bem sucedidos em ratinhos. Vacina pode ajudar a previr cancros do pulmão, intestino e pâncreas.
Principais fatores de risco da doença são fumar e estar na presença de amianto.
Análise descobriu que os fumadores de cigarros tinham incidência mais alta de cancro do cérebro.
Filomeno Fortes, diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, explica que o medicamento "tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos e ajuda a estabilizar as células do pulmão".
Cancro do pulmão revela-se o mais fatal entre os homens e o cancro da mama entre as mulheres, segundo dados do Eurostat.
Lançada no Dia Internacional da Luta Contra o Cancro, esta aliança foi inspirada no projeto internacional The Lung Ambition Alliance e reúne várias entidades, entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Pulmonale, o Grupo de Estudos para o Cancro do Pulmão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia e a AstraZeneca.
Novo tipo de "célula T" é capaz de destruir praticamente todos os tipos de células cancerígenas.
Para a elaboração do mapa são necessários voluntários de todo o País.
Fadiga, falta de ar e dificuldade em fazer atividades do dia-a-dia foram os sintomas que levaram à descoberta de um caso do "pulmão de edredão de penas".
Um quarto dos entrevistados refere o cancro do pulmão como o tipo de doença oncológica que maior preocupação causa.
Os mais comuns são tosse, falta de ar e dor torácica. Quando o tumor se alastra pode haver dores ósseas e tonturas.
Dificuldade respiratória é um dos principais sintomas.