Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Acidente Vascular Cerebral: o que é, como prevenir e quais os sintomas

Evite o tabaco, faça exercício. Mantenha uma dieta variada e equilibrada, com restrição ao sal.
Por Rogério Chambel 6 de Fevereiro de 2020 às 01:30
Em todo o mundo estima-se que uma em cada seis pessoas terá um AVC
Em todo o mundo estima-se que uma em cada seis pessoas terá um AVC FOTO: Direitos Reservados
O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal. Em todo o mundo estima-se que uma em cada seis pessoas terá um AVC; a cada segundo uma pessoa sofre um AVC; e a cada seis segundos o AVC é responsável por uma morte.

O AVC pode dividir-se em dois tipos: isquémico e hemorrágico. O isquémico ocorre quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido por um coágulo ou placa de aterosclerose que bloqueia a artéria. Este tipo de corresponde a cerca de 80 por cento do total. O hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo rompe e provoca uma hemorragia.

Na suspeita de AVC, deve telefonar o mais depressa possível para o 112. Os doentes serão encaminhados para uma unidade de saúde com capacidade para realizar os tratamentos adequados. Após o tratamento, segue-se a recuperação. Cerca de um terço dos doentes recupera de modo significativo no primeiro mês, mas muitos doentes ficam com sequelas.
Uma atitude positiva e o suporte profissional e familiar são muito importantes. O doente com AVC não pode ficar "arrumado" numa cama ou numa cadeira.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas