Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Aftas: Saiba o que são, os sintomas e como tratar

Por serem lesões quase inócuas, a ciência não investiu o suficiente para conhecer melhor causas e modo de cura.
Por Bernardo Esteves 2 de Março de 2020 às 01:30
Aftas
Aftas FOTO: Getty Images

As aftas são lesões ou pequenas úlceras que quase toda a gente já teve e que aparecem na boca, nomeadamente na língua, bochechas, gengivas na parte interior dos lábios e também no palato (céu da boca).

"Na maior parte dos casos não se sabe a causa e, em 85% das situações, aparece apenas uma afta. Habitualmente são únicas e pequenas, com menos de 1 centímetro de diâmetro, em média têm cerca de 3 milímetros", explica ao Correio da Manhã Pedro Lobo do Vale, médico de clínica geral, explicando que "ao fim de 15 dias habitualmente desaparecem sem deixar marca".

O clínico nota que "normalmente não se faz nada" para curar estas lesões na boca, apesar de existirem diversos produtos que servem para aliviar o mal-estar . "Pode-se aplicar pomadas analgésicas e preparados anestésicos. Há também elixires bucais para bochechar e preparados com cortisona", explica Lobo do Vale.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas