Afinal para que serve o apêndice?
Quem já passou por uma apendicite sabe que o pequeno canal, ligado ao intestino grosso, pode fazer-se notar através da dor, mas qual é a sua função?
Normalmente, só de dá por ele em caso de apendicite, ou seja de inflamação aguda, e não era conhecida qualquer função para este pequeno canal (com uma média de cinco a 10 centímetros) que prolonga o ceco, ou seja, a parte inicial do intestino grosso, podendo até viver-se sem ele. Porém, sabia-se que, em caso de peritonite (perfuração), pode provocar a morte.

A anatomista Heather Smith, liderou o estudo durante os oito anos em que foi desenvolvido, não se limitou a estudar o apêndice dos humanos, analisando também o mesmo órgão nos mamíferos que o têm, como os coelhos ou os chimpanzés, para descobrir qual o elemento comum entre eles. Concluíram que não era a alimentação, a área geográfica, nem mesmo o tipo de socialização.
Tinha de haver uma razão para que o órgão tivesse evoluído nas 533 diferentes espécies de mamífero que o têm e raramente ter desaparecido na sua evolução. "Em animais que têm apêndice há uma maior concentração de tecido linfóide no ceco", e esse é o ponto comum entre eles, justifica Smith.

Além disso, o estudo aponta no sentido do apêndice funcionar também como uma espécie de depósito de bactérias benéficas em casos de emergência, ou seja, em situações de disenteria, quando o intestino perde os micro-organismos que nele vivem e que fornecem nutrientes e defesas contra as infecções: "O apêndice tem uma concentração de boas bactérias intestinais que podem repovoar o intestino", explica a cientista.
Daí que se possa viver sem esse pequeno órgão, mas que, segundo Smith, cujo apêndice foi removido quando tinha 12 anos, a recuperação de uma doença intestinal seja "ligeiramente mais longa" do que nas restantes pessoas.
Duas máscaras são mais eficazes que uma? Sim. Pneumologista explica porquê
Especialista explica estratégias a serem utilizadas para se proteger.
Encontros no Tinder, paixões transatlânticas e bebés. Viver o amor na pandemia
Um bebé inesperado, encontros e desencontros no Tinder, um pedido de casamento e um romance que cruza o Atlântico. Histórias para chorar ou rir, mas sempre de alegria.
Doentes com diabetes sofrem "grande acréscimo" de problemas clínicos devido à Covid-19, mostra estudo
Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstra riscos psicológicos e físicos "preocupantes".
O meu filho é homossexual: e agora?
É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.
Baixas em gorduras e ricas em proteínas: Conheça o mundo das leguminosas e os seus benefícios
Favas, grão de bico, feijão, ervilhas, tremoços, lentilhas, soja e amendoins são alguns dos alimentos que se incluem neste grupo.
Histórias para ler aos seus filhos durante o confinamento
Entre novidades a reedições, reunimos as aventuras literárias para entreter os mais pequenos durante os dias de confinamento, seja na hora de dormir ou na pausa do almoço.