Bexiga hiperativa obriga a mais de oito idas à casa de banho por dia
Mulheres são mais afetadas pela situação clínica que se caracteriza pela urgência em urinar e dificuldade em conter a vontade.
Urgência em urinar, com ou sem incontinência associada, frequência urinária e muita necessidade de acordar uma ou mais vezes durante a noite para mictar são os sinais. "A existência de uma vontade repentina de urinar, que é difícil ou impossível de controlar, é a manifestação chave", acrescenta.
Já a infeção urinária manifesta-se pelos mesmos sintomas, mas é provocada por uma bactéria. "Para diagnosticar uma ou outra condição realizamos sempre uma análise à urina. Caso se verifique a presença de uma bactéria, estamos perante um quadro de infeção. Quando não existe, estamos perante uma incontinência urinaria e/ou síndrome ‘bexiga hiperativa’, explica Vítor Hugo Nogueira.
Assinatura Digital
Consumo de vinho sobe mas vendas caem
Cardiologista avisa que é preciso beber um "copinho mais pequeno"
Como lidar com a solidão provocada pela pandemia?
Um estudo recente aponta o mindfulness, o Tai Chi e até cães ou focas robóticas como possíveis respostas para melhorar a saúde mental em tempos de covid-19.
Deixou de fazer exercício físico e agora?
Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.
As infusões de ervas que ajudam a acalmar e a combater o stress
Sono, exercício e meditação são aliados poderosos para superar a ansiedade.
Artrite reumatoide: “Não é preciso sofrer nem ficar deformado”
Entrevista com Helena Canhão, presidente da Sociedade portuguesa de Reumatologia, sobre a artirte reumatoide, doença que afeta 70 mil portugueses.
Alimentação é uma poderosa aliada no combate à ansiedade
As propriedades relaxantes de certos alimentos e ervas são conhecidas há séculos.