Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Como falar às crianças sobre o coronavírus sem gerar pânico

Perguntámos a uma psicoterapeuta como explicar aos mais novos a atual pandemia.
Por Aline Fernandez 3 de Abril de 2020 às 12:45
Criança
Criança FOTO: Sharon McCutcheon | Unsplash

O filme A Vida é Bela (1997), do realizador, argumentista e ator Roberto Benigni, é uma verdadeira fábula sobre o amor e a sobrevivência. A obra vencedora do Óscar de Melhor Ator, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Banda Sonora mostra-nos como um pai, num campo de concentração nazi durante a Segunda Guerra Mundial, consegue fazer o filho acreditar que tudo não se trata de uma brincadeira, para que este não enfrente a realidade tão cruel.

Embora as notícias e imagens que chegam de todo o mundo no deixem com a sensação de estarmos a viver um filme apocalíptico, a pandemia do novo coronavírus é um facto e a gravidade do Covid-19 é real e ironicamente palpável. Com o encerramento das escolas e atividades extracurriculares e com as mães e os pais a trabalhar de casa (ou a não trabalhar), as crianças provavelmente têm dúvidas sobre o que está realmente a acontecer. Não há aulas, nem desportos ou atividades extracurriculares, os mais novos não podem ir aos parque públicos brincar nem estar com os amigos, já para não falar nas festas de aniversários canceladas... O que é que se passa? Se muitos dos adultos não sabem a resposta – já que se trata de um novo vírus e já que estamos a viver situações completamente novas – menos ainda os mais pequenos.

As crianças precisam de se sentir seguras e não devem desenvolver ansiedade ou preocupações desnecessárias. Fazer com que se sintam encorajadas é o papel dos adultos. Afinal, é nos adultos que os mais pequenos confiam para ajudá-los em todos os momentos – a pandemia do coronavírus é apenas mais um.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

O verdadeiro peso da performance sexual numa relação

“Os homens focam-se na performance, sentem que têm de ser ótimos enquanto amantes e têm que dar prazer, e elas têm de ser sexy e sensuais” Marta Crawford, sexóloga, desmistifica as questões das “deusas” e “deuses” do amor.