"Após o Campeonato da Europa de Futebol tornei-me no seu maior fã", confessa.
Um fotógrafo luso-canadiano, filho de emigrantes de Rabo de Peixe, na ilha açoriana de São Miguel, pretende juntar Cristiano Ronaldo à sua lista de celebridades, incluindo algumas das principais estrelas de Hollywood.
"Após o Campeonato da Europa de Futebol tornei-me no seu maior fã. Agora tenho por objetivo na minha carreira de fotógrafo tirar uma fotografia a Cristiano Ronaldo", disse à agência Lusa George Pimentel.
O luso-canadiano já fotografou estrelas da sétima arte como Robert de Niro, Will Smith, Tom Cruise, Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Al Pacino, Sean Penn e o músico Bruce Springsteen, entre outras celebridades.
No entanto, para George Pimentel tirar uma foto a CR7 seria algo de especial devido ao "carisma, caráter e ao aspeto" do número sete do Real Madrid e da Seleção Nacional, até porque "ele é o melhor jogador do mundo e é português".
"Não é uma estrela de cinema, é um atleta, mas mesmo assim gostava de cumprir este meu sonho. Num evento, numa gala, gostava de cumprimentá-lo, dar-lhe os parabéns e depois tirar-lhe uma foto, mas a preto e branco", afirmou.
O luso-canadiano também reconhece todo o "valor sentimental" das suas origens daí "haver toda esta ligação com Portugal".
A paixão pela fotografia de George vem de laços familiares, uma atividade iniciada pelo seu avô 'Laranjo' na vila de Rabo de Peixe, na década de 1940. O seu pai, José, ao imigrar para o Canadá em 1966, deu continuidade a esse trajeto.
Desde 1971 que o seu ateliê de fotografia, localizada no Little Portugal em Toronto, continua de portas abertas, inicialmente mais para casamentos e para os típicos retratos pessoais, mas com o aparecimento da fotografia digital, hoje em dia realizam-se "outros tipos de serviço".
O fotógrafo classifica a sua vida "como uma verdadeira viagem", tendo inicialmente ajudado o pai.
"Inicialmente ajudava o meu pai que agora está reformado. Pelo meio senti que me faltava algo, e decidi estudar fotografia, na faculdade", disse.
Durante os quatro anos da licenciatura em fotografia na Universidade de Ryerson, em Toronto, George Pimentel optou na sua tese registar a cultura e tradições da vila de Rabo de Peixe.
Após concluir o curso, os professores sugeriram-lhe que continuasse a trabalhar na indústria da fotografia e a não dedicar-se apenas ao negócio familiar.
A sua paixão pelas fotos às estrelas do cinema surgiu em 1993, quando o luso-canadiano resolveu ir ao Festival Internacional de Filmes de Toronto (TIFF, na sigla em inglês).
"Queria tirar uma fotografia ao Robert de Niro. Tinha uma máquina fotográfica profissional e a segurança no local confundiu-me com a imprensa. Indicaram-me um local destinado aos fotojornalistas", contou.
O fotógrafo explicou que depois todos entraram numa sala, exceto ele, porque não estava credenciado, ficando à entrada do edifício.
"Mais tarde o Robert de Niro saiu por uma porta, e tirei-lhe uma foto exclusiva, todos os outros fotógrafos estavam na sala. A partir desse momento soube o que queria: fotografar as estrelas do cinema", revelou.
A partir daí começou a ir a eventos, não só no Canadá, mas também a Los Angeles e a Nova Iorque, como os Óscares e outros festivais.
Todo este trabalho foi reconhecido mais tarde pela organização do TIFF, que o convidou para ser o fotógrafo oficial do certame.
A edição deste ano do Festival Internacional de Filmes de Toronto decorre entre 08 e 18 de setembro, em Toronto, num evento que tem um impacto na economia local de 189 milhões de dólares canadianos (131 milhões de euros).
O fotógrafo espera durante o TIFF de 2016 "tirar imagens de Nicole Kidman, de Denzel Washington, de Ryan Gosling, dos Rolling Stones" e de outros artistas.
George Pimentel vai também apresentar em Toronto uma exposição sobre celebridades, que será inaugurada no dia 31 de agosto e estará aberta ao público até 08 de setembro.
Está também envolvido no 'Brain Project', que consiste numa obra de arte com esculturas de cérebros humanos em exibição na baixa de Toronto e que vão ser vendidos a patrocinadores e colecionadores, com os lucros a reverterem para o Baycrest Health Sciences, líder mundial na saúde cerebral e de envelhecimento.
A obra de George Pimentel localiza-se na Universidade de Ryerson.
Entretanto, o fotógrafo também espera num futuro próximo publicar um livro biográfico com os retratos das celebridades, incluindo as fotos da sua tese tiradas em Rabo de Peixe.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.