page view

Suspensas buscas por desaparecida no mar após ritual espiritual

Onda em praia de Ílhavo atingiu grupo que prestava culto a Iemanjá.

02 de fevereiro de 2017 às 20:38
A carregar o vídeo ...

Prosseguem buscas por mulher desaparecida na Costa Nova

A carregar o vídeo ...

Mulher levada por onda durante culto na praia

As buscas para encontrar a mulher que foi arrastada quinta-feira pelo mar, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, foram suspensas às 18h30 e serão retomadas no sábado às 07h15, informou fonte da Capitania do Porto de Aveiro.

"Neste momento, permanece aqui um piquete da Polícia Marítima e da GNR, mas as buscas foram suspensas para regressar amanhã [sábado]", disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Carlos Isabel.

O mesmo responsável adiantou ainda que a operação tem sido dificultada pelo mau tempo, adiantando que as buscas vão ser alargadas mais para sul, com o apoio do meio aéreo e dos veículos todo-o-terreno.

"Temos cerca de 150 pessoas envolvidas na operação. Portanto, é mais que suficiente para uma situação destas", disse o comandante Carlos Isabel.

Desde as 19h45 de quinta-feira, dezenas de elementos da Polícia Marítima, Capitania e Bombeiros de Ílhavo, têm procurado ao longo de vários quilómetros da praia a mulher, de 34 anos, mas sem sucesso.

A operação contou ainda com o apoio de um helicóptero da Força Aérea e da Corveta NRP António Lemos.

O incidente ocorreu junto ao segundo esporão da praia da Costa Nova, em Ílhavo, e o alerta foi dado cerca das 19:45 de quinta-feira.

A mulher desaparecida fazia parte de um grupo de dez pessoas que se encontravam no areal, alegadamente a participar num ritual à deusa Iemanjá, quando foram apanhadas por uma onda. Quatro delas foram arrastadas para o mar, mas só três conseguiram sair da água pelo próprio pé.

Estas três pessoas (duas mulheres, de 34 e 37 anos, e um homem, de 42 anos) foram transportadas para o Hospital de Aveiro com sinais de hipotermia.

Em declarações à Lusa, fonte do Hospital de Aveiro disse que as duas mulheres já tiveram alta hospitalar e o homem foi transferido para o Centro Hospitalar de Tondela/Viseu, mas o seu estado de saúde não inspira cuidados.

As restantes pessoas que faziam parte do grupo foram identificadas e seguiram para as suas casas.

Carlos Isabel esclareceu ainda que as pessoas que se encontravam no areal eram todas de Tondela (Viseu), ao contrário da informação avançada inicialmente que dava conta de que parte delas seriam de Águeda (Aveiro).

Caso investigado por equipa da Polícia Marítima

O desaparecimento da mulher de 34 anos, arrastada por uma onda numa praia de Ílhavo está a ser investigado por uma equipa da Polícia Marítima. Carlos Isabel, comandante da capitania de Aveiro conta à CMTV que a investigação corre em paralelo com as operações de busca.

"Temos um processo a correr na Polícia Marítima. Ao que tudo indica, as pessoas aproximaram-se demasiado da linha de água. Nós tínhamos feito um alerta. Os nossos esforços de buscas continuam por, terra, por ar e por mar. Temos uma corveta da Marinha Portuguesa no local", disse o comandante na manhã desta sexta-feira.

O responsável adianta ainda que um grupo de mergulho forense vai fazer perícias no local.

Ritual espiritual na origem do acidente

Testemunhas ouvidas pela CMTV indicam que o grupo poderia estar a cumprir um ritual espiritual. Já esta noite, as autoridades recolheram no local um conjunto de artefactos que indiciam a prática de um culto a Iemanjá, a Rainha dos Mares e mãe de todos os orixás cujo dia se comemora precisamente a 2 de fevereiro.

O culto a Iemanjá é especialmente forte no Brasil, mas por ser uma protectora dos pescadores é realizado igualmente noutras latitudes e também em Portugal. As celebrações à deusa materializam-se no lançamento ao mar de objetos idênticos aos recolhidos na praia da Costa Nova.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8