UMA VISÃO EUROPEIA, PROJETOS ERASMUS+
1 / 3
A Escola de Comércio de Lisboa - ECL tem vindo a desenvolver há mais de 28 anos vários Projetos de Mobilidade internacional, desde os Projetos Sócrates, Comenius ou Leonardo da Vinci a atualmente Projetos no âmbito do Programa Erasmus+. A ECL tem a primeira Certificação em Mobilidade em 2010, certificação que mantem até à data, com a VET Mobility Charter – Carta de Mobilidade Erasmus+, estando atualmente a finalizar o Projeto Ecoljovem XIX e a planificar o Ecoljovem XX para o ano de 2018-2019.
O projeto educativo da Escola de Comércio de Lisboa é, desde o início, aberto ao exterior, sobretudo às influências que possam acrescentar valor. Logo na fase de constituição, a escola enquadrou-se no Programa comunitário Petra, que permitiu estabelecer uma parceria com um liceu profissional francês com cursos na mesma área, o Lycée Professionnel Chalon sur Saône, o que trouxe uma enorme riqueza ao projeto, em particular no desenvolvimento curricular dos cursos profissionais. Esta parceria possibilitou ainda o intercâmbio de alunos e formadores, acelerando o processo evolutivo e inaugurando uma tradição de relações com o exterior. Assim, tornar a aprendizagem e a mobilidade ao longo da vida uma realidade para os nossos alunos e docentes, promovendo a equidade, a coesão social e a cidadania ativa e incentivando a criatividade e a inovação tem sido, definitivamente, uma prioridade já bem definida no Projeto Educativo da escola.
A Escola tem como objetivo que todos os alunos e formadores que por ela passem tenham a oportunidade de obter uma experiência num Estado-membro da União Europeia. Estas experiências vão grandemente ao encontro dos interesses dos jovens que apreciam a possibilidade que lhes é facultada de conhecer "novos mundos", comparando realidades não só profissionais e comerciais, mas também sociais e culturais nos diferentes Estados-membros da União Europeia.
As experiências passam, nomeadamente, pela realização de estágios curriculares em entidades parceiras da Escola de Estados-membros da União Europeia. A experiência profissional no estrangeiro é considerada uma mais-valia e um enriquecimento para o curriculum do aluno e para o seu desenvolvimento enquanto pessoa. É uma oportunidade extremamente gratificante para os jovens e é uma qualificação reconhecida a nível europeu, constituindo-se como elemento diferenciador em todo o processo formativo. Ao abrigo do Programa Erasmus+, a Escola de Comércio de Lisboa - ECL tem tido nestes +últimos anos quase 100 mobilidades por ano: os alunos do 1º ano têm oportunidade de estagiar duas semanas em Londres ou em Paris; os alunos do 2º ano podem estagiar durante seis semanas na Finlândia, em Espanha, França ou no Reino Unido e os jovens graduados têm oportunidade de efetuar um estágio profissional de seis meses também em Espanha, França e no Reino Unido.
Tendo em mente a sua missão, ou seja, fazer participar a comunidade educativa num Projeto Educativo que a torne capaz de gerir, com sucesso, um percurso pessoal e profissional ao longo da vida, abraçando os desafios da globalização, pretende, assim, contribuir para abrir novos horizontes profissionais e pessoais aos seus alunos e formadores e para a efetiva mobilidade destes na Europa, fomentando uma mentalidade de cidadania europeia.
A integração nestes projetos permite à ECL:
Apostar na contínua melhoria da qualidade e inovação das práticas da Escola através de um diálogo permanente com diversas empresas no mercado europeu, quer através do acompanhamento dos alunos em mobilidade, quer da própria realização de mobilidades de staff por parte de docentes, formadores e/ou outros colaboradores;
Aumentar a atratividade da formação profissional, tornando estes projetos de mobilidade uma característica de formação dos cursos da Escola, através do programa Erasmus+;
Contribuir para uma maior qualidade e transparência no que diz respeito ao reconhecimento de competências e qualificações.
Estes projetos têm demonstrado ser uma experiência enriquecedora para os jovens que neles participam, tanto no plano organizacional e tecnológico, como no plano de crescimento pessoal. Sendo experiências de aprendizagem profissional em contextos multiculturais, a participação nestes projetos permite aos jovens sedimentar competências técnicas e linguísticas e constituem uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de uma mundivisão mais abrangente e flexível, geradora de sinergias profissionais e, muitas vezes, de novas oportunidades de negócio e visão empreendedora.
Anualmente, e desde 2013, a Escola atribui o prémio Erasmus+ com a chancela da Câmara Municipal de Lisboa, pretendendo, desta forma, destacar a Melhor Inserção Profissional Erasmus+, ou seja, o/a aluno/a que, cumulativamente a uma avaliação de estágio de Muito Bom, tenha demonstrado particular resiliência, adaptabilidade, espírito de equipa e de comunhão ao longo da sua participação no projeto de mobilidade.
Por outro lado, a experiência da ECL no campo das experiências internacionais não se cinge somente a garantir mobilidades para os alunos e formadores, também o papel de parceiro de acolhimento foi desenvolvido ao longo destes anos, recebendo docentes, estagiários individuais ou mesmo grupos de estagiários, no âmbito do Programa Erasmus+ um pouco de toda a Europa, desde o norte da Europa, como a Finlândia, ao Reino Unido, ou à nossa vizinha Espanha.
Paralelamente, desenvolve Projetos de parceria estratégica para a inovação e de intercâmbio de boas práticas com escolas europeias, nomeadamente com países como a Noruega, Finlândia, Islândia, Itália, França ou Espanha, especificamente com a Catalunha, tão reconhecida pela sua inovação pedagógica.
Trata-se, portanto, de uma estratégia e visão europeias que promovem a qualidade da educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida com reconhecido mérito, o que se comprova não só através do reconhecimento formal na atribuição da Carta de Mobilidade para o Ensino e Formação Profissional, como no do Prémio de Boas Práticas Erasmus+ 2017 atribuído pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.