A partilha de conhecimento, o pensamento baseado no ciclo de vida e a inovação com baixas emissões de carbono estão no centro da estratégia.
1 / 3
A Reynaers Aluminium desafia o setor da construção a olhar para a sustentabilidade “de todos os ângulos”. Com a nova campanha à escala global, a empresa familiar de origem belga, com vendas em mais de 70 países e forte presença em Portugal, procura alargar o debate, promover a partilha de conhecimento e inspirar projetos mais resilientes e preparados para o futuro.
Pensar em todo o ciclo de vida
Ao avaliar o impacte ambiental de um edifício, é essencial adotar uma perspetiva de longo prazo e abrangente. A sustentabilidade exige considerar todas as fases do ciclo de vida: construção, operação, manutenção, renovação, desmontagem e reciclagem.
Mais do que um número
Embora grande parte do portfólio da Reynaers Aluminium já seja de baixo carbono — posicionando a empresa na vanguarda do setor, a Reynaers salienta que reduzir a análise apenas à pegada de carbono bruta é uma visão limitada e até ilusória. E acrescenta que a procura pela maior percentagem possível de alumínio reciclado, por exemplo, transformou-se num jogo de soma nula que está a criar distorções. De recordar que pela sua durabilidade, cerca de 75% do alumínio produzido ainda está em utilização: a oferta responde a apenas 36% da procura. Em suma, mais num projeto, significa menos noutro. Por isso, a Reynaers Aluminium defende a chamada “fórmula ideal”: a combinação equilibrada de alumínio reciclado e o alumínio primário produzido com recurso a energia limpa.
Muitas dimensões
Os materiais de construção de baixo impacte, tal como os materiais com elevado desempenho térmico, são apenas partes da equação; existem muitas outras dimensões da sustentabilidade. Do desempenho perante condições climáticas extremas, ao eco design e ao cumprimento do Pacto Ecológico Europeu, a Reynaers Aluminium quer sensibilizar o sector para considerar todos os ângulos numa abordagem holística e a longo prazo.
Perguntas, não respostas
A sustentabilidade começa por colocar as perguntas certas. Mas nem todas têm respostas imediatas. Por isso, a Reynaers Aluminium está empenhada num diálogo aberto, onde o conhecimento é partilhado, as suposições são desafiadas e novas perspetivas são bem-vindas.
Parte do ADN “Together for better”
Há mais de 60 anos que a Reynaers Aluminium está na linha da frente da inovação sustentável, numa cultura de cocriação. Como empresa familiar, constrói continuamente o legado que deixa às próximas gerações: um planeta habitável. Orientada por metas científicas ambiciosas (SBTi) e pelo programa corporativo Reynaers Act, a empresa assume a responsabilidade de reduzir o seu impacte ambiental e o de toda a cadeia de valor. Neste sentido, a parceria é essencial: colocar questões, colaborar nas respostas, cocriar soluções otimizadas, demonstrando que “juntos” é realmente “para melhor”.
“Defendemos que a sustentabilidade não se esgota numa única perspetiva. As conversas não podem começar e terminar numa única métrica. Com esta campanha queremos incentivar o pensamento crítico, enriquecer o debate e desafiar os profissionais do setor a olhar para o quadro todo”, refere Marta Ramos, diretora de marketing em Portugal.
Para assinalar o lançamento da campanha de sensibilização “Sustainability. From Every Angle”, a Reynaers Aluminium preparou uma série de cadernos que reúnem factos, dados e perspetivas essenciais para enfrentar coletivamente a mudança. Estes conteúdos exclusivos já estão disponíveis, em português. Na reta final de 2025, estará presente em diversos eventos em Portugal, criando espaços de diálogo e colaboração com arquitetos, engenheiros e decisores do setor para acelerar a transição para uma construção mais sustentável.
Sobre a Reynaers Aluminium
A Reynaers Aluminium é especialista no desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras e sustentáveis em alumínio para janelas, portas e fachadas. Com presença em mais de 70 países, cerca de 2.600 colaboradores e um volume de negócios de 703 milhões de euros em 2024, a empresa atua em estreita colaboração com arquitetos, construtores e parceiros industriais, com o lema “Together for better”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.