Obras de Paula Rego no Colombo têm selos ingleses

Emissão é datada de 2005.
Por J. Pires Santos|27.07.17
  • partilhe
  • 0
  • +
Obras de Paula Rego no Colombo têm selos ingleses

Por ocasião da exposição ‘O Mundo Fantástico’, de Paula Rego, patente na praça central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, lembramos que dos 59 quadros expostos, seis estão reproduzidos em selos dos correios.

Trata-se de uma emissão dos Correios de Inglaterra, datada de 2005, e lançada por ocasião dos 70 anos da pintora.

Os selos apresentam motivos relacionados com os ambientes e personagens do romance ‘Jane Eyre’, da escritora britânica Charlotte Brontë, publicado em 1847.

O selo de 2nd reproduz a litografia ‘Mr. Rochester’; ‘Vem a mim’ ilustra o selo de 1st; enquanto o quadro ‘No conforto da touca’ aparece no selo de 40. Por sua vez, o selo de 57 reproduz ‘School Room’; o selo de 68 apresenta o quadro ‘Refeitório’ e, por último, o selo de 1,12 £ apresenta a litografia com o título ‘Inspeção’.

O principal objetivo desta mostra é o de apresentar a arte da criadora portuguesa de 82 anos a um público diferente daquele que costuma ir aos museus.

Paula Rego, mundialmente conhecida, vive e trabalha em Inglaterra desde os anos 70 e nenhuma das suas obras está ainda reproduzida em selos portugueses. Já em 2014 sugerimos aos Correios de Portugal a sua inclusão no plano de emissões filatélicas de 2015, de forma a assinalar os 80 anos da artista e meio século do seu quadro ‘Manifesto’.

O museu Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, está filatelizado com a emissão de um selo que faz parte da série ‘Grandes Prémios da Arquitectura Portuguesa’. Trata-se de um selo de 2014, com taxa I20g, destinado ao correio internacional e que ilustra Eduardo Souto Moura – autor deste projeto de arquitetura.

O edifício da Casa das Histórias de Paula Rego ilustra também o carimbo comemorativo circulado a 9 de setembro de 2014, alusivo ao 5º aniversário do Clube Nacional de Maximafilia. 

A mostra do Centro Comercial do Colombo estará patente até 27 de Setembro e tem entrada livre.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!