Sub-categorias

Notícia

Parques de Sintra compra peças históricas

Entidade de fundos públicos não revela preço dos objetos
Por Sandra Rodrigues dos Santos|01.02.17
  • partilhe
  • 0
  • +
Parques de Sintra compra peças históricas
Leito de dossel português em ébano e prata Foto D.R.

Um leito de dossel português em ébano e prata datável de finais do século XVII e uma salva de aparato em prata dourada, de fabrico lisboeta, datada de 1548 foram as últimas aquisições anunciadas pela Parques de Sintra para exposição nos monumentos sob a alçada da entidade de capitais públicos. A empresa sublinha que ambas as peças são de grande "valor cultural e histórico", mas rejeita divulgar quanto pagou por estes objetos.

Referido em 1953 pelo médico e historiador Reinaldo dos Santos na 'História da Arte em Portugal', o dossel pertencia à marquesa Olga de Cadaval e foi vendido em leilão, tendo voltando ao mercado em 2003, na Feira de Antiguidades da FIL. Dada a excecionalidade da peça, chegou então a ser considerada a sua aquisição para o Palácio Nacional de Sintra, um dos poucos edifícios com enquadramento histórico e escala para o acolher, facto que só agora se consumou.

O leito irá agora ser sujeito a uma intervenção de conservação e restauro centrada na consolidação da estrutura e limpeza dos numerosos elementos metálicos que o constituem antes de ser exposto no Palácio Nacional de Sintra.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cultura

pub