Lisboa deixou-se ontem absorver pela festa do atletismo. A 13.ª Meia-Maratona de Lisboa, que incluiu ainda a ‘Mini’, patrocinada pelo Correio da Manhã, voltou a mexer com muitos entusiastas portugueses, atraindo um recorde de 35 mil atletas na ligação entre a Ponte e a zona de Belém.
Houve tempo para tudo: para um casamento, para irradiar boa disposição, muito convívio, cor, alegria e uma dose ‘q.b.’ de competição. A Ponte 25 de Abril, assim como o ‘majestoso’ Cristo-Rei, voltaram a ser um magnífico pano de fundo para aquela que é considerada a melhor prova em todo o Mundo, não só pelos tempos realizados como também pela afluência de atletas.
A Meia-Maratona voltou, mais uma vez, a mostrar todo o seu prestígio, com sete atletas, todos eles de origem africana, a conseguir terminar a sua prestação na ‘casa’ da uma hora.
A Mini-Maratona, por seu lado, ficou mais marcada pela forte participação do que pelos tempos registados por cada um. Participantes de todas as idades quiseram mostrar a sua invejável forma física, assim como a boa disposição.
A romaria dos entusiastas começou bem cedo. Havia que chegar até ao cimo do tabuleiro da Ponte para dar início às hostilidades. Uns, mais à séria, não descuravam o indispensável ‘aquecimento’, enquanto outros, ‘na desportiva’, aproveitavam para conviver e tirar umas fotografias.
No meio de tanta alegria, que contagiava os mais ‘carrancudos’, nada melhor que a celebração do mediático casamento de Nuno Reis e Carla Gomes (ver caixa), que se conheceram durante a edição do ano passado. Acabou por ser uma festa dentro da festa.
NÃO À GUERRA
Ao mesmo tempo que a Cimeira dos Açores ultimava os preparativos para receber Bush, Aznar e Blair, havia quem manifestasse o seu desagrado sobre um eventual ataque ao Iraque, proferindo palavras de ordem.
Após a partida, uns optaram por um passo rápido, mas outros foram bem mais comedidos no andamento. No meio disto tudo, um ponto em comum: participar e terminar. E que bonito era vê-los a cortar a linha da meta. Uns paravam alguns metros antes para registar o momento. ‘Sacavam’ da máquina fotográfica, colocavam um sorriso de orelha a orelha, e lá terminavam a sua prestação: o marido, a esposa, o filho, a tia, o cão... Muitos anónimos, em tom de brincadeira, recusavam mesmo prestar declarações à Comunicação Social.
Mas também houve imponderáveis. A altura de um insuflável no percurso ‘travou’, por momentos, a marcha do autocarro da Imprensa, que só não impediu a passagem dos atletas porque estes ainda vinham longe. Já na zona de meta, os três primeiros posicionados tiveram um ligeiro erro de percurso.
Esta prova já acabou. Para o ano há mais...
AS PALAVRAS DE QUEM VIVEU DE FORMA INTENSA A PROVA
AURORA CUNHA - EX-ATLETA
“Durante esta magnífica prova viveu-se um convívio fabuloso. Esta é a verdadeira festa do atletismo. Fui convidada para participar pelo Carlos Móia (o organizador da Mini e Meia-Maratona), o que me deixou bastante satisfeita. Isto deve significar que ele acha que eu faço parte desta família do atletismo. Competi ao lado da Manuela Machado e viemos sempre a correr calmamente”.
ROSA MOTA - EX-ATLETA
“Saudades da competição existem sempre. Sempre estive mais ou menos ligada a este evento. E espero que a Mini-Maratona seja um verdadeiro exemplo para outros eventos futuros. Tendo em conta o período conturbado em que vivemos, espero que a Mini e Meia-Maratona de Lisboa contribuam para a paz, sendo, por isso, um evento especial. Era bom que pudéssemos todos viver em paz.”
CARLOS MÓIA - ORGANIZADOR DA PROVA
“Mais uma vez um lote de atletas de grande nível mundial coloca a meia-maratona entre as melhores do mundo. Os africanos continuam a dominar estas competições. A juntar à corrida de elite, hoje houve uma extraordinária festa popular e de solidariedade. O incidente com o insuflável foi um imponderável que pode acontecer às melhores organizações, apesar de tudo fazermos para evitar isso”.
LUÍS F. VIEIRA - PRESIDENTE DA SAD DO BENFICA
“Para mim esta corrida foi bastante gratificante, mas um bocadinho penosa. É muito agradável ver a motivação que todas estas pessoas têm para correr. Assim o êxito está assegurado a todos os níveis. Tive o prazer de ao longo de sete quilómetros correr a passo curto juntamente com três pessoas amigas que já não via há muito, e assim o tempo passou bastante depressa”.
SANTANA LOPES - PRESIDENTE DA CML
“Estou muito orgulhoso por todos os lisboetas. Esta prova foi considerada uma das melhores do Mundo por parte de uma instituição norte-americana. A travessia da ponte é sempre algo bonito. Estou impressionado. Este parecia outro país. Se toda esta afluência de participantes corresponde aos índices de prática desportiva, então é muito bom. Vou intensificar o exercício para participar no próximo ano”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.