page view

Empresária exige 1,7 milhões a Nani

A empresária Ana Almeida vai reclamar a Nani sete por cento dos 25,5 milhões de euros que o Manchester United pagou ao Sporting pelo jogador. Em causa estão 1,785 milhões de euros.

01 de junho de 2007 às 00:00

A ex-representante de Nani disse ao CM que só vai avançar quando o tribunal decidir que é válido o contrato que assinou com o futebolista em 17 de Abril de 2004. “Neste momento está a decorrer um processo, que já podia estar mais avançado se a outra parte não tivesse solicitado ao tribunal um adiamento, que foi aceite pela juíza que preside ao julgamento. Quando falo na outra parte refiro-me a Nani e ao empresário Jorge Mendes”, disse a agente, acrescentando: “O jogador sempre me disse que se era alguma coisa, a mim mo devia”.

Ana Almeida adiantou ainda que o contrato que assinou com o jogador só termina em Abril de 2008. E que no contrato consta uma cláusula, segundo a qual a empresária tem direito a sete por cento da verba envolvida numa eventual transferência, desde que feita no período de vigência do contrato. “Se o tribunal me der razão, o jogador tem de me pagar ainda 90 mil euros, verba relativa às despesas com o seu agenciamento”, observou Ana Almeida, recusando falar mais sobre a cláusula dos sete por cento.

O diferendo jurídico entre Ana Almeida e Nani reside na interpretação de quando termina o contrato de agenciamento da empresária. Ana Almeida defende que tem contrato até Abril de 2008, porque Nani não enviou uma carta registada com aviso de recepção, a que o jogador estaria obrigado, caso não pretendesse continuar a ser representado pela agente. O jogador já disse em tribunal que não enviou a carta, quando decidiu juntar-se ao empresário Jorge Mendes. A agente disse que o dinheiro que o Sporting ganhou na transferência de Nani para o United se deveu ao contrato que ela assinou como representante de Nani e com a cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

FRANCO EXPLICA SAÍDA DE NANI

Ontem, Soares Franco explicou que a saída de Nani foi contra a vontade do Sporting: “Não vendemos os talentos por nossa iniciativa. Há cláusulas de rescisão e contra isso pouco ou nada se pode fazer.”

“O Nani tinha contrato por mais duas épocas, com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, mas no final da próxima época passaria a valer metade. Ficava depois a seis meses de fazer um novo contrato e podia tornar-se num jogador livre”, afirmou, explicando que o dinheiro vai para a redução do passivo e para o investimento “criterioso” na equipa de futebol.

Franco falou ainda de Tello, afirmando que o chileno “não é pessoa grata no Sporting”. O jogador assinou pelos turcos do Besiktas.

17/04/2004

Assinatura do primeiro contrato entre Nani e Ana Almeida. Foi renovado em 2006 até Abril de 2008.

18/11/04

Entrada em vigor do Contrato de Formação. A agente esperou que o atleta fosse maior de idade para assinar o contrato. No mesmo mês, começou a ser tratado o processo de naturalização de Nani, que tinha nacionalidade cabo-verdiana.

DEZEMBRO DE 2005

Ana Almeida fica a saber da ligação de Nani a Jorge Mendes.

09/00/06

Processo em tribunal contra Nani e Jorge Mendes.

MARÇO DE 2007

A última audiência em tribunal do processo. A próxima não tem data marcada.

REAL NEGOCEIA NOVO CRAQUE DA FORMAÇÃO

Kifuta, avançado de 18 anos, é o próximo craque que o Real Sport Club Massamá pretende rentabilizar tal como aconteceu com Nani. Mas o caminho é inverso visto que o zairense passou pelo Sporting até aos iniciados. “Não se adaptou lá mas hoje é um matador. Há dois clubes da Liga interessados. Mas estamos em adiantadas negociações com um fundo de investimento que irá colocá-lo numa equipa de primeira em Portugal”, revelou Luís Neves, vice-presidente do clube, que conta com cerca de seis mil sócios e mil atletas distribuídos pelos vários escalões jovens de futebol.

Para o dirigente, a formação de talentos é para continuar. “O Nani é a prova de que trabalhamos bem. Continuamos a ter jogadores cobiçados por vários clubes, mas há que formá-los como homens e atletas”, frisou ao CM, recordando também a passagem de Jorge Andrade (D. Corunha) pelo clube. “Ele ia ser dispensado do Estrela quando era juvenil. Ficou aqui uma época, evoluiu e regressou à Reboleira”.

ROLAND LINZ NOS PLANOS DOS LEÕES

Roland Linz, ponta-de-lança internacional austríaco que pertence ao Boavista, está nos planos do Sporting, apurou o CM. O avançado é uma das hipóteses para reforço do plantel leonino, uma vez que Carlos Bueno não ficou em Alvalade e Alecsandro está muito difícil: o Cruzeiro pretende a negociação do passe do avançado e não um novo empréstimo, nem a compra de metade dos direitos desportivos do jogador.

Linz tem contrato por mais dois anos e uma cláusula de rescisão de três milhões de euros. O austríaco quer sair do Bessa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8