page view

Jorge Jesus, o rei dos dérbis

Nenhum técnico na história do futebol português tem melhor percentagem de sucesso em jogos entre Benfica e Sporting.

10 de dezembro de 2016 às 20:03

Jorge Jesus vai amanhã tomar parte ativa no dérbi número 20 da sua carreira de treinador. Um número redondo que faz dele um dos treinadores com mais participações em jogos entre Benfica e Sporting da história do futebol português. Mas com uma percentagem de sucesso sem igual nos encontros já realizados. Jesus ganhou 13 dos 19 dérbis realizados, o que representa uma taxa de êxito de 68,4 por cento. Com seis vitórias em nove jogos, Cândido de Oliveira (técnico do Sporting nos anos 40) surge em segundo lugar, com 66,6 por cento de sucesso.

Jesus tem a particularidade de ter no currículo dérbis entre Benfica e Sporting feitos ao serviço dos dois clubes. Mais no Benfica, devido ao maior tempo de atividade na Luz, seis épocas (ver quadro em cima). Nesse período realizou 15 jogos contra os leões e apenas perdeu um jogo. Em Alvalade manteve o registo, com três vitórias e uma derrota em quatro jogos. Em todos os itens de todas as competições tem saldo positivo, inclusive na relação entre golos marcados e sofridos nas equipas em que a cada momento treina. Um caso de vocação.

Joseph Szabo (Sporting) e Janos Biri (Benfica), ambos técnicos húngaros, são os recordistas de dérbis entre estas equipas, com 47 e 37 jogos, respetivamente. Mas Jesus é quem mais ganha, na proporção. É o rei dos dérbis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8