page view

Sporting quer apoiar zona especial chinesa na formação de jovens futebolistas

Governo de Macau quer apostar no desenvolvimento deste desporto no território.

16 de dezembro de 2025 às 07:59

O Sporting Clube de Portugal demonstrou interesse em colaborar com Hengqin (ilha da Montanha), junto a Macau, na formação de jovens futebolistas, disseram as autoridades da zona económica especial chinesa.

De acordo com uma nota divulgada na segunda-feira à noite, uma delegação da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin esteve na Europa no início do mês.

Esta área económica especial, com cerca de 106 quilómetros quadrados, foi criada em 2021 com vista à diversificação económica e integração regional de Macau no resto da China.

Em Portugal, a delegação visitou o Sporting Clube de Portugal, descrito como "uma potência do futebol europeu", e "investigou o sistema de formação juvenil" da Academia Cristiano Ronaldo.

De acordo com o comunicado, o clube português "expressou a disponibilidade para introduzir um sistema de formação de futebol juvenil de alto nível" em Hengqin.

Em abril, o Governo de Macau disse que quer contratar uma equipa europeia para dar formação em futebol às camadas mais jovens, numa aposta no desenvolvimento deste desporto no território.

"Este ano, vamos tentar expandir a formação de futebol para os jovens, vamos tentar contratar uma equipa da Europa para formar jovens", disse o então presidente do Instituto de Desporto da região, no parlamento.

Sem avançar com detalhes sobre esta equipa europeia, Luís Gomes disse ainda que outros eventos de futebol estão para ser lançados: vão ser convidados "jovens das cidades da Grande Baía para jogar" em Macau e vai ser criada uma "taça Hengqin-Macau para promover o desporto entre os jovens".

A Grande Baía é um projeto de Pequim que tem como objetivo criar uma metrópole mundial a partir das regiões administrativas especiais chinesas de Macau e de Hong Kong e outras nove cidades da província vizinha de Guangdong, onde habitam mais de 80 milhões de habitantes.

A seleção masculina de Macau, composta por jogadores amadores, está atualmente classificada na 193.ª posição do ranking mundial da FIFA, composto por 210 equipas. Entre os países ou regiões de língua oficial portuguesa, apenas Timor-Leste se encontra atrás de Macau, em 198.º.

Em março, o deputado Eddie Wu Chou Kit defendeu a cooperação com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para organizar jogos amigáveis com "equipas de topo da Europa" em Macau.

Numa intervenção no parlamento, Eddie Wu propôs "estabelecer [uma] cooperação profunda" com a LPFP para a criação, "em conjunto, de uma base permanente de treino".

O deputado explicou que o objetivo seria "atrair equipas de topo da Europa para formação e realização de jogos itinerantes, promovendo o intercâmbio desportivo e cultural a nível internacional".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8