page view

Energias alternativas dão gás ao mercado automóvel

Marcas chinesas a crescer no mercado de automóveis elétricos pressionam preços

03 de setembro de 2025 às 01:30

As vendas dos automóveis movidos a energias alternativas continuam a bom ritmo. Desde o início do ano, e até agosto, foram vendidos mais de 90 mil veículos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, o que revela um crescimento superior a 35%, de acordo com a informação divulgada pela Associação do Comércio Automóvel (ACAP). 

O mês de agosto manteve o ritmo de crescimento, com a matrícula de 8621 novos automóveis de passageiros de energia alternativas, mais quase 31% face ao mesmo período do ano passado. Neste âmbito, a associação do setor destaca o comportamento do mercado de elétricos, com um aumento de 23,8% em comparação com o mesmo mês de 2024, tendo sido matriculados 3 074 ligeiros de passageiros novos. Nos oito primeiros meses,  verificou-se um aumento de 26,8%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, dos veículos ligeiros de passageiros novos eléctricos, tendo sido matriculados 31 723 unidades.

A Tesla mantém a liderança das vendas mas revela uma queda até agosto superior a 25%, num mercado cada vez mais disputado, sobretudo devido à entrada de marcas chinesas, com preços mais competitivos. A BYD, por exemplo, já vendeu quase o dobro dos automóveis face ao mesmo período do ano passado. O modelo mais barato da marca - Dolphin Surf - está à venda por cerca de 21 mil euros. Já o Tesla Model, o elétrico mais económico da fabricante norte-americana, custa quase 40 mil euros, de acordo com o Guia  do Automóvel. 

E TAMBÉM

Mercado 

As matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram, nos oito primeiros meses, 154 565 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 8,2% relativamente a período homólogo de 2024. 

Peso

Quase 68% dos automóveis novos matriculados até agosto eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente eléctricos e híbridos.

Elétricos

Do total de carros vendidos, 20,5% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram  eléctricos.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8