page view

Helexia e NGEN investem 20 milhões de euros em sistemas de armazenamento de energia em Portugal

Soluções de armazenamento consistem na implementação de sistemas que permitem ainda às empresas reduzir custos.

21 de outubro de 2025 às 09:14

A Helexia, empresa francesa do grupo Voltalia, assinou um acordo com a NGEN Group para a implementação de sistemas de armazenamento de energia em Portugal com um investimento de 20 milhões de euros em 2026.

O acordo prevê o desenvolvimento de um 'pipeline' superior a 100 megawatts (MW) e a Helexia antecipa concluir cerca de um quarto do mesmo (25 MW) no decorrer de 2026, o que representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

"O que nós estimamos deste 'pipeline' de 100 MW é começar ainda este ano e no curso de 2026 implementar um quarto desta capacidade cerca de 25 MW e estimamos para isso um investimento na ordem dos 20 milhões de euros", disse o diretor da Helexia em Portugal, Luis Pinho, em entrevista à Lusa.

Estas soluções de armazenamento consistem na implementação de sistemas 'behind-the-meter' que permitem "às empresas reduzir custos, alcançar maior autonomia na gestão da sua energia e prestar serviços à rede elétrica, gerando novas fontes de receita", lê-se em comunicado.

O sistema é integrado com painéis fotovoltaicos, permitindo que a bateria seja carregada sempre que há excedente de produção solar.

Uma solução 'behind-the-meter' consiste num sistema de geração, armazenamento e gestão de energia que permite à empresa consumir a eletricidade produzida internamente antes de recorrer à rede elétrica.

"Com a NGEN queremos ser parte ativa desta evolução natural do setor da energia que vai caminhar necessariamente para uma cada vez maior digitalização e a uma cada vez maior descentralização", afirmou Luis Pinho.

Acrescentou que estes sistemas permitem fazer a "arbitragem de consumos, de preço e também promover serviços de rede".

O diretor da Helexia disse ainda que este modelo de negócio "permite às empresas serem protagonistas da segurança e da estabilidade do sistema elétrico, deixando de ser enquanto empresas apenas compradores de energia reforçando o conceito de 'prosumer', passam a ser um produtor, um consumidor e ao mesmo tempo um garante da estabilidade do sistema".

A Helexia destacou também que estas soluções de armazenamento estão alinhadas com o novo Manual de Procedimentos da Gestão Global do Sistema (MPGGS), publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A NGEN Group é uma empresa europeia de tecnologia energética, especializada em sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS) e soluções de redes inteligentes.

A Helexia trabalha no desenvolvimento e implementação de soluções de descarbonização, através da utilização de energia renovável e otimização de consumos energéticos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8