Sub-categorias

Notícia

Raposo esconde piscina do Fisco

Joaquim Raposo apenas declara casa de sete assoalhadas e terreno.
04.08.14

O antigo presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, tem uma casa de luxo em Fontanelas, Sintra, mas não declarou a piscina ao Fisco. A moradia, que está localizada próxima da costa marítima, tem uma sala de jogos e uma garrafeira, segundo a caderneta predial da Autoridade Tributária.

Na caderneta predial do imóvel, a que o CM teve acesso, não consta qualquer referência à piscina, equipamento que conta para o cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). No entanto, a piscina aparece nas imagens por satélite do motor de busca na internet Google e é visível presencialmente.

Para efeitos de impostos, o ex-presidente da autarquia apenas declarou ser proprietário de um prédio urbano em rés do chão, com sete divisões, cozinha, três casas de banho, um vestíbulo, corredor, dois terraços e garagem, sótão, uma cave e arrecadação. Através da descrição na caderneta predial constata-se que a vivenda tem uma garrafeira e uma sala de jogos.

A última avaliação do valor patrimonial da moradia foi efetuada pela Autoridade Tributária em 21 de setembro de 2012. Segundo o Fisco, a vivenda de Joaquim Raposo vale cerca de 231 mil euros.

Domingues Azevedo, Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, explicou ao CM que, em termos legais, é sempre o proprietário que tem a obrigação de comunicar à Conservatória do Registo Predial e ao Fisco as alterações que forem introduzidas na planta inicial da casa, incluindo as piscinas.

A piscina é um equipamento que entra para o cálculo do IMI e aumenta o valor patrimonial da casa em 0,06%.

O Correio da Manhã tentou contactar por várias vezes Joaquim Raposo, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter nenhuma declaração do ex-presidente de câmara.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
29 Comentários
  • De Luisa Matos07.08.14
    Oh meu amigos... e FISCO... ele só escondeu uma piscina... abram esses olhos... E o que é uma piscina para quem antes morava num pequeno apa em carnide??? - coisa pouca E a casa deve ter sido nos saldos dum amigalhaço !!
    Responder
     
     0
    !
  • De Miguel05.08.14
    Por 230 mil Euros, não me parece que seja nada de luxo. Que raio de populismo chamar luxo a tudo.... Ora Fontanelas é uma zona cara, e uma moradia ronda o meio milhão de Euros. Por 230 mil Euros compra-se um apartamento
    Responder
     
     2
    !
  • De Evaristo05.08.14
    Tuga,não resiste a meter mão no pote.Só não foge fisco o que não pode.Aqui no café,roubam papel higiénico,fogem sem pagar. Empregados,são 7,todos roubam,dinheiro,géneros,amigos comem não pagam.Despedes 1 e novo é igual.
    Responder
     
     0
    !
  • De jeb05.08.14
    é o socialismo destes srs... mais um self made man com o dinheiro dos outros... eles ditam as leis, daí estarem sempre à vontade a fazerem destas e de outras... mas o povinho vota neles e depois queixa-se!!!
    Responder
     
     1
    !
  • De carlos costa04.08.14
    Será que este e outros conterrâneos SS descobriram a fórmula de transformar pedras em ouro ou é só uma forma "normal" de usar a "política" ?! São SS mas não são parvos.
    Responder
     
     2
    !

Mais notícias

Mais notícias de Economia

pub