page view

Taxas baixam no crédito ao consumo

Banco de Portugal alivia taxas máximas entre outubro e dezembro.

05 de setembro de 2025 às 01:30

A maioria das taxas máximas para os créditos pessoal, automóvel e para cartões e linhas de crédito vão baixar em cadeia no quarto trimestre, em até 0,7 pontos percentuais no crédito automóvel, anunciou esta quinta-feira o Banco de Portugal. A taxa mais elevada fixa-se em 18,8%, abrange cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto e representa menos 0,3 pontos percentuais face ao terceiro trimestre. 

A informação é relativa ao período entre outubro e dezembro e diz respeito à taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) e à taxa de juro anual nominal (TAN), disponibilizada no portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal (BdP). Na prática,  estabelece descidas até 0,7 pontos percentuais, e uma subida ligeira no crédito automóvel para veículos novos.

Dentro do crédito pessoal, nos créditos para educação, saúde, transição energética e locação financeira de equipamentos, a descida será de 0,5 pontos, para 8,6%, enquanto noutros créditos pessoais -- que incluem lar, obras, consolidado e outras finalidades --, a descida será de 0,3 pontos percentuais face ao terceiro trimestre, para 15,6%. No crédito automóvel, a partir de outubro, a locação financeira ou aluguer de longa duração (ALD) de veículos novos passa a ter uma TAEG máxima de 5,4% e de usados de 6,9%, contra 5,8% e 7,6% no trimestre anterior. Já para a compra de veículos novos, a TAEG máxima sobe de 10,7% para 10,8%, enquanto nos usados se manteve em 14,2%.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8