page view

Novo Banco mete mais 18 milhões no Sporting

Em dezembro de 2016, presidente dos leões garantiu que 18 milhões já estavam no cofre da SAD, mas estrutura acionista permanece inalterada.

20 de março de 2018 às 01:30

O Novo Banco é o investidor-fantasma da Sporting SAD. Segundo apurou o CM, a instituição emprestou à sociedade que gere o futebol profissional dos leões os 18 milhões de euros que deveriam ser injetados por um novo acionista, ficando com a garantia de que quando este entrar na SAD irá reaver os milhões que adiantou em troca de um juro de 1%.

Documentos

Recorde-se que a 15 de dezembro de 2016, em entrevista ao CM e à CMTV, Bruno de Carvalho foi questionado sobre a entrada de novos investidores na SAD, prevista na reestruturação financeira da sociedade. Na altura, o presidente dos leões recusou revelar a identidade dos investidores, mas foi claro na resposta ao afirmar que tudo "está resolvido". Bruno de Carvalho foi mais longe e disse mesmo: "Já entrou o dinheiro."

Contudo, no mais recente relatório e contas da Sporting SAD, divulgado a 28 de fevereiro, é possível constatar que a estrutura acionista da sociedade permanece inalterada. De resto, até este momento nada foi comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo que o regulador tem de ser informado da entrada de qualquer acionista com uma posição superior a 2%.

Ora, a entrada dos novos investidores através de um aumento de capital de 18 milhões daria aos mesmos uma participação de 21,2%, tal como previsto na reestruturação financeira já mencionada.

Fontes próximas deste processo adiantam ao CM que estes 18 milhões terão entrado nos cofres da Sporting SAD em junho de 2015, sete meses depois da assinatura do acordo de reestruturação financeira entre a SAD e os bancos.

O Correio da Manhã contactou o Sporting, mas até ao fecho desta edição não obteve qualquer comentário. Também o Novo Banco não respondeu às questões enviadas. A CMVM optou por não comentar o caso, mas o CM apurou que ao regulador não chegou nenhuma informação sobre esta operação.

SAD aumentou capital em 2014

Estado arrisca ter de injetar capital

Na resolução do BES, o Estado colocou no Novo Banco 3200 milhões de euros, financiando o Fundo de Resolução. No ano passado, aquando da venda, a Lone Star injetou mais mil milhões no NB.

Mas como os prejuízos de 2017 deverão ficar acima de 1500 milhões, o Governo arrisca ter de injetar este ano "uma parte substancial" dos 850 milhões de euros que estão inscritos no Orçamento do Estado para voltar a financiar o Fundo de Resolução, adiantou ao CM fonte conhecedora do processo.

Ou seja, o encargo público com o NB pode chegar aos quatro mil milhões.

Bruno de Carvalho arguido após queixa de João Paiva dos Santos

Bruno de Carvalho arguido após queixa de João Paiva dos Santos

Bruno de Carvalho foi constituído arguido no âmbito de um processo-crime interposto por João Paiva dos Santos, sócio do Sporting e pré-candidato às eleições de 2013, apurou o CM.

O presidente dos leões foi ouvido ontem no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) por suspeitas da prática de cinco crimes: devassa da vida privada, violação de correspondência, difamação, instigação pública a um crime e responsabilidade pela divulgação de factos ofensivos à honra. Acabou por ser constituído arguido. O processo, em que também são visados Nuno Saraiva, Rui Miguel Mendonça e Sérgio Sousa, todos da equipa de Bruno de Carvalho, passa agora à fase de inquérito.

Contactado pelo CM, o clube de Alvalade não fez comentários. Já João Paiva dos Santos mostrou-se satisfeito. "Ninguém está acima da Justiça, independentemente do seu nome, do estatuto ou do cargo que ocupa. Se o Ministério Público, após as diligências de investigação, chegou à conclusão de que existe um determinado número de indivíduos a serem constituídos arguidos, então é porque existe matéria indiciária suficiente quanto ao seu grau de culpabilidade", afirmou.

O processo deu entrada no DIAP em maio de 2017, um mês após terem sido conhecidos alegados mails trocados entre Paiva dos Santos e Pedro Guerra relacionados com a auditoria às contas de Bruno de Carvalho. Paiva dos Santos acusa o líder leonino de divulgar os alegados mails nas redes sociais com o título: "Está na hora de chamar os bois pelos nomes." Por outro lado, Paiva dos Santos enfrenta um processo do Sporting que prevê, entre outras sanções, a expulsão de sócio.

Paiva dos Santos chamou como sua testemunha Joana Ornelas, mulher de Bruno de Carvalho.

Bruno de Carvalho sofre de síndrome vertiginosa

Bruno de Carvalho sofre de síndrome vertiginosa

Bruno de Carvalho sentiu-se indisposto a seguir ao jogo de hóquei em patins com o FC Porto. "O presidente do Sporting sofre de síndrome vertiginosa, fica com sensação de cristais nos ouvidos. É por isso que não pode viajar de avião", disse fonte leonina ao CM.

PORMENORES 

Bola está do lado do NB

Segundo apurou o CM, no acordo assinado com a SAD, o Novo Banco assumiu a responsabilidade de encontrar um novo investidor, o que até agora não aconteceu. Até lá, o banco mantém o empréstimo à taxa de 1%.

Dinheiro será para o NB

Quando entrar o novo investidor na SAD, os 18 milhões vão diretamente para o Novo Banco, já que o Sporting recebeu antecipadamente este valor. Nessa altura, será feito o aumento de capital e o novo acionista ficará com 21,2% da sociedade.

Holdimo tem quase 30%

A Holdimo, de Álvaro Sobrinho, tem atualmente 29,85% das ações da SAD, fruto de um investimento de 20 milhões. Com o aumento de capital passaria a deter 23,5%, ainda assim mais do que o novo investidor.

Clube tem ações especiais

A SAD tem ações de categoria A e B, sendo que as primeiras, com poderes especiais, estão todas na mão do clube.

Sporting controla 63,9%

O Sporting, através do clube e da Sporting SGPS, controla a maioria do capital da SAD, detendo 63,9% das ações.

Mais 55 milhões em VMOC

A SAD tem prevista uma terceira emissão de 55 milhões em Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8