page view

Bonecos gigantes de Trump, Neymar e juíz Moro agitam ladeiras de Olinda

Milhares de pessoas desfilam pelas ruas da cidade brasileira.

28 de fevereiro de 2017 às 16:44

Indiferentes ao calor que há mais de uma semana ronda os 40 graus todos os dias, milhares de foliões locais e turistas tomaram conta novamente esta terça-feira das íngremes e estreitas ladeiras da cidade brasileira de Olinda, no estado de Pernambuco, para mais um dia de folia animada por bandinhas locais e por personalidades famosas em tamanho gigante.

Os famosos bonecos gigantes de Olinda, uma marca do Carnaval da cidade há anos, tiveram novidades neste entrudo, nomeadamente a representação exagerada no tamanho e nos traços do polémico novo presidente dos EUA, Donald Trump.

Uma das 28 novidades deste ano, o boneco representando Trump foi um dos 80 que neste Carnaval subiram e desceram incessantemente as estreitas calçadas ladeadas pelo casario de origem portuguesa, praticamente intacto em quase todo o centro histórico da cidade.

Ao lado de Trump, surgem bonecos de outros famosos internacionais e brasileiros, como o cantor James Brown, o jogador Neymar e o juiz Sérgio Moro, que comanda a maior operação anti-corrupção já desencadeada no Brasil, a Operação Lava Jato.

Espremendo-se entre as paredes das casas centenárias, milhares de pessoas sobem e descem a colina do centro histórico com um fôlego regado a cerveja gelada, água de coco e muita animação ao som dos ritmos locais, o frevo e o maracatu, e de marchinhas antigas. Muitos foliões fazem questão de serem fotografados ao lado dos bonecos representando os famosos, como se fossem os representados de verdade.

Dentro dos bonecos, verdadeiros heróis fazem um esforço sobre-humano. Com as cabeças feitas de barro e o resto do corpo de uma mistura de madeira, algumas vezes ferro, espuma e tecido, os bonecos, com mais de três metros de altura, pesam dezenas de quilos.

Dentro deles, o calor de 40 graus que se faz sentir no lado de fora é extenuantemente ampliado, mas ninguém se queixa pois todos esperaram ansiosamente o Carnaval exatamente para desfilarem os bonecos que produzem de forma artesanal. E, como se o esforço já não fosse hercúleo, os heróis que carregam os bonecos andam sobre enormes pernas de pau, algo ainda mais difícil e cansativo se levarmos em conta que as ladeiras do centro de Olinda são calçadas com pedras antigas e irregulares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8