page view

Índios tentam invadir Congresso do Brasil

Manifestantes já tinham cercado o Palácio do Planalto.

23 de novembro de 2016 às 20:42

Centenas de índios que há dois dias protestam em Brasília tentaram esta quarta-feira invadir o Congresso Nacional, onde ficam a Câmara dos Deputados e o Senado, no centro da capital brasileira. A polícia carregou e usou gás pimenta para evitar a invasão, mas não houve feridos graves.

Os índios, cerca de 500, armados com os arcos, flechas e facões que usam na selva, tentaram negociar a entrada pacífica no Anexo 3 da Câmara dos Deputados para assistirem nas galerias destinadas ao público à sessão que ali iria decorrer sobre assuntos indígenas e colonização agrária.

Informados de que a entrada deles não seria permitida, os índios tentaram entrar à força e a Polícia Legislativa, que faz a segurança do Congresso e estava reforçada com efectivos da tropa de choque da Polícia Militar, carregou sobre os indígenas.

As lideranças indígenas, representando tribos de várias regiões brasileiras, manifestam-se há dois dias na capital do país contra medidas do governo do presidente Michel Temer que estão a ser discutidas no Congresso. Entre elas a reformulação da Funai, Fundação Nacional do Índio, a proposta de limitar o aumento dos investimentos públicos de um ano ao índice da inflacção do ano anterior, a medida que permite a compra de terras brasileiras por estrangeiros e, principalmente, a proposta de mudança das regras para demarcação de áreas indígenas.

Terça-feira, os índios já se tinham concentrado ao longo de todo o dia em redor do Palácio do Planalto, onde Michel Temer tem o seu gabinete. Não chegou a haver confronto nesse dia, pois a segurança do palácio da presidência foi reforçada com homens da Guarda Presidencial e militares do Exército, e os indígenas, apesar de realizarem a dança da guerra junto à entrada principal, não avançaram.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8