page view

O que é o Maha Kumbh Mela, o maior encontro religioso do mundo que deverá reunir 400 milhões de pessoas

Versão 'Maha' (grande) deste festival hindu só acontece de 12 em 12 anos.

14 de janeiro de 2025 às 16:43

Milhões de pessoas já estão reunidas, desde segunda-feira, na cidade de Prayagraj, no norte da Índia, no arranque do festival Maha Kumbh Mala. São devotos hindus e homens e mulheres ‘santos’ de todo o país, que nas próximas seis semanas estarão a cumprir vários rituais no local onde confluem os três rios sagrados: o Ganges, o Yamuna e o Saraswati. Objetivo: purificar os seus pecados com banhos no rio para se libertarem da reencarnação.

infografia

O festival Kumbh Mela realiza-se de três em três anos, rodando entre as cidades de Prayagraj, Nasik, Ujjain e Haridwar, e este ano conhece a sua versão ‘Maha’ (ou seja, grande), que acontece apenas de 12 em 12 anos, devido ao alinhamento dos astros. No Maha Kumbh Mela deste ano são esperados mais de 400 milhões de pessoas, entre peregrinos e turistas, num verdadeiro desafio logístico e de segurança para as autoridades indianas.

Nas margens dos rios Ganges, Yamuna e Saraswati foram erguidas verdadeiras cidades de tendas, indica a Associated Press (AP), equipadas com 3 mil cozinhas, mais de 150 mil casas de banho e 11 hospitais, que se encontram espalhados por 25 secções ao longo de mais de 40 quilómetros.

Nesta ‘cidade’ não falta água, eletricidade ou torres de telecomunicações e há 50 mil pessoas destacadas na área da segurança para garantir a ordem pública. A monitorizar os movimentos desta gigantesca multidão estão mais de 2500 câmaras, segundo indica a AP, que enviam imagens para quatro salas de controlo de forma a que sejam evitados tumultos e debandadas com consequências fatais.

Como seria de esperar, os serviços ferroviários também foram reforçados, de forma a permitir a peregrinos e turistas chegarem e partirem deste festival que dura 45 dias.  

Os banhos sagrados e o néctar da imortalidade

Na origem deste festival está uma tradição hindu em que o deus Vishnu terá arrancado os demónios que se encontravam num jarro que continha o néctar da imortalidade. Os hindus acreditam que algumas dessas “gotas” terão caído nas cidades de Prayagraj, Nasik, Ujjain e Haridwar, locais que acolhem este evento religioso.

A carregar o vídeo ...

Maha Kumbh Mela

Ao longo dos 45 dias do Maha Kumbh Mela, os peregrinos participam em vários rituais de purificação, com banhos no rio, para se libertarem dos pecados passados e darem início a um caminho que lhes permita pôr fim ao ciclo da reencarnação, o objetivo máximo da filosofia hindu.

O festival Kumbh Mela foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2017.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8