page view
João Pereira Coutinho

João Pereira Coutinho

Teoria e prática

10 de dezembro de 2016 às 01:45

Salário elevado para os administradores da Caixa? Nada contra. Mas eu, cuidado, sou um perigoso ‘neoliberal’ (é assim que se escreve, certo?) que já tem o seu lugar reservado no Inferno. Coisa diferente são partidos angelicais, como o Bloco e o PCP, que querem acompanhar-me para o caldeirão.

Essa, pelo menos, é a visão geral. Geral e errada: na teoria, o marxismo-leninismo gosta de falar de uma sociedade sem classes onde as desigualdades ‘burguesas’ foram eliminadas.

Na prática, a experiência mostra-nos que a desigualdade nas ‘democracias populares’ entre a elite do Estado e a desgraçada população era o prato do dia. A velha aristocracia de classe era agora uma aristocracia de Partido.

Aqueles que acusam o Bloco e o PCP de ‘incoerência ideológica’ com os salários da Caixa deviam recordar esta simplória verdade: quando chegam ao poder, os camaradas sempre souberam tratar bem dos seus.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ideias peregrinas

Numa democracia madura, as eleições não são um incómodo a gerir, mas um dever a cumprir.

Fernando Mamede

Fernando Mamede é o oposto deste tempo ruidoso em que todos os medíocres têm uma confiança ilimitada nos seus nulos préstimos.

Super-heróis

Até chegarmos ao primeiro-ministro, capa e collants, a esvoaçar sobre um país em emergência permanente.

Lugares marcados

Aproveitar o embalo para crescer eleitoralmente e tentar ultrapassar os quase 2 milhões de votos que Montenegro obteve nas últimas legislativas.

A bem a ou mal

O bully pode parecer imparável - até ao dia em que alguém o pára.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8