page view
Paulo de Morais

Paulo de Morais

Professor universitário

Caixa: o Embuste

03 de dezembro de 2016 às 00:30

A Caixa Geral de Depósitos não precisa de ser recapitalizada. Basta consultar documentos oficiais para concluir que a propalada recapitalização é um embuste.

A Caixa necessitaria de injeção de capital se os seus rácios de solvência estivessem abaixo das exigências regulamentares. Mas tal não acontece, os rácios da CGD estão bem e recomendam-se. Os valores de referência são designados de "Common Equity Tier 1, Phased-in e Fully Implemented". "Alcançaram em setembro valores de 10,2% e 9,3% respetivamente", tendo mesmo subido face aos números de junho que já "cumpriam as exigências regulamentares". São pois os documentos disponibilizados pela CGD, em Novembro de 2016, que contrariam a necessidade de capital.

A premência da recapitalização é pois uma mentira difundida por políticos, do governo à oposição, passando pelo Presidente. Julgam que "uma mentira repetida mil vezes se torna verdade", quais seguidores de Goebbels, mentor de comunicação de Hitler.

A recapitalização da CGD irá consumir cinco mil milhões. Representa toda a coleta de impostos de rendimento sobre empresas em 2017; quinhentos euros por cada português. Sem motivo visível, a sua justificação assenta em razões ocultas.

Quais?

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Desgosto de Agosto

Mais gente, mais serviços (públicos e privados), certo? Mas a realidade é bem diferente.

Atrás do prejuízo

Ano após ano, temos assistido a medidas tardias e reativas por parte dos governantes, face a desastres naturais.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8