Sub-categorias

Notícia

Jantares na sexta-feira negra

Miguel Alexandre Ganhão

Jantares na sexta-feira negra

No primeiro sábado de junho vão realizar-se eleições para escolher o grão-mestre.
  • 0
  • 815
Por Miguel Alexandre Ganhão|28.11.16
No passado dia 25 de novembro os centros comerciais deliraram com mais uma ‘black friday’ (sexta-feira negra), tradição importada dos Estados Unidos que permite ao comércio anunciar descontos agressivos antes da época natalícia, insuflando no consumidor a ideia de que, pelo menos uma vez no ano, consegue enganar as grandes superfícies. Mas enquanto milhares se acotovelavam no mundo profano à procura de bens materiais, algumas centenas meditavam, em separado, em temas mais profundos.

Como é sabido, no primeiro sábado de junho de 2017 vão realizar-se eleições para a escolha do Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), a mais antiga obediência maçónica portuguesa. Ainda sem indicação clara se o atual Grão-Mestre, Fernando Lima, se vai recandidatar, as águas maçónicas começam a agitar-se. E a noite da passada sexta-feira ficou marcada, em Lisboa, por dois jantares de reflexão (e talvez de contestação) à atual liderança do GOL.

Na Valenciana, em Campolide, juntaram-se os partidários do politólogo José Adelino Maltez, possível candidato à liderança do GOL e grande opositor do atual Grão-Mestre, Fernando Lima.

No Palácio Braamcamp, no Príncipe Real, foi lançado um novo ciclo de encontros subordinado à temática ‘Refletir e Construir’, por um conjunto alargado de maçons. Desta iniciativa foi dado conhecimento prévio ao atual Grão-Mestre. Entre os temas discutidos nesta reunião destacaram-se o segredo e o sigilo na Maçonaria, as mulheres na Maçonaria, o princípio do monopólio da autoridade territorial das Obediências, entre outros.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)