page view

Associação cigana critica PS por travar 200 militantes

Rafael Soares, líder de associação de Águeda, diz que o partido colocou os 200 pedidos na gaveta.

08 de dezembro de 2017 às 09:45

Rafael Soares, líder da Associação Social Recreativa e Cultural Cigana de Águeda, acusa o PS de não aceitar a inscrição de 200 novos militantes, de etnia cigana, com residência no distrito de Aveiro. "Não temos uma resposta oficial, mas sabemos que o PS está a colocar entraves nas inscrições. Não percebo o porquê, somos cidadãos com os mesmos direitos que toda a gente" diz ao CM Rafael Soares, mentor das inscrições no partido.

A notícia foi avançada pelo ‘Público’, que frisa que as 200 pessoas de etnia cigana até fizeram formação no âmbito do Portugal 2020, dados os baixos níveis de escolaridade.

"Quando há inscrições em bloco é normal existir uma averiguações às moradas, identidades e outros aspetos legais. É prática habitual e nada tem a ver com qualquer questão étnica relativa aos requerentes", garantiu à Lusa Hugo Pires, secretário nacional do PS para a Organização. E afirmou que a militância no partido está a ser erradamente pedida através da adesão a uma secção temática de Coimbra.

"Fomos à sede nacional do PS, em Lisboa, entregar as fichas, com pedido de inscrição nas secções de residência. São militantes maioritariamente de Águeda, mas também de Aveiro, Ovar e Estarreja", alega Rafael Soares.

"As concelhias não receberam inscrições em secções de residência. Trata-se de fichas de adesão para uma secção temática em Coimbra", diz ao CM Pedro Nuno Santos, líder da Federação de Aveiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8