page view

CDU: Redução de portagens na CREP não passa de "vagas intenções"

Vereação da CDU na Câmara do Porto critica anúncio do ministro das Infraestruturas e lança voto de protesto.

04 de abril de 2025 às 17:15

A vereação da CDU na Câmara do Porto considera que o anúncio de portagens "tendencialmente gratuitas para pesados" na CREP, feito esta quinta-feira pelo ministro das Infraestruturas não passa de "vagas intenções" e indica que vai apresentar um voto de protesto na próxima reunião privada da câmara, agendada para segunda-feira.

No documento do voto de protesto, a que o CM teve acesso, a CDU indica que, após o ministro ter prometido, a 3 de setembro de 2024, uma “solução definitiva” para a VCI, tornou agora pública "uma posição que, na prática, mais não é do que a criação de um grupo de trabalho". Indica que "remete a implementação de uma intenção de decisão para o início de 2026, numa altura em que está em funções de gestão e o País vive um período eleitoral que levará, inevitavelmente, à substituição do Governo". Aponta para a redução de portagens "de uma forma totalmente indefinida" e apenas a determinadas horas do dia, "o que dá para tudo e para o seu contrário". E anuncia um grupo de trabalho para definir propostas de mitigação para a VCI num prazo de cinco a seis meses, "sabendo-se que dentro de cinco meses haverá eleições autárquicas que, inevitavelmente, conduzirão a alterações na composição dos órgãos autárquicos municipais".

Não assumiu nenhuma proposta concreta, mas apenas vagas intenções
Vereação da CDU na Câmara do Porto

Voto de protesto

Desta forma, considera a CDU que Miguel Pinto Luz "não assumiu nenhuma proposta concreta mas apenas vagas intenções, e adia tudo para um período em que ninguém sabe quem serão os protagonistas – o que parece indiciar a tentativa de adiamento para o período pós-eleições (legislativas e autárquicas) de eventuais tentativas de implementação de portagens na própria VCI e nas vias mais próximas do Porto que lhe dão acesso". 

Assim, a CDU propõe um voto de protesto da Câmara do Porto face a “'propostas' que, de facto, nada resolvem e tudo adiam".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8